TV Digital: 19 milhões de lares serão beneficiados com banda via satélite

Cerca de 8 milhões dessas moradias estão inseridas no CadÚnico e receberão kits gratuitos com antenas e receptores, via Ministério do Desenvolvimento Social

Freepik / Site do PT

A Banda K.U via satélite, futuramente irá beneficiar milhões de usuários de antenas parabólicas no país

O novo satélite de comunicação Star One D2, juntamente com o Star One C4, ambos da Rede de Satélites da Embratel, será o responsável pela transmissão da Banda K.U para conectar a nova TV parabólica em quase 19 milhões de lares do país. Esses usuários vão precisar, em algum momento, de migrar para o modo digital, já que as atuais antenas analógicas serão transformadas em sistemas digitais que operam em frequências variadas.

Uma das faixas de frequência utilizadas para a internet via satélite, a Banda K.U, que irá substituir o sistema atual (TVRO), é usada comercialmente e fica entre 10.7 GHz e 18 GHz. Ela é utilizada por emissoras de TV, radares e até pela Polícia, além do 5G.

Segundo informações da Embratel, já foram realizados testes com sucesso em mais de 20 canais digitais transmitidos através da Banda Ku, e a colaboração existente entre geradores de conteúdo e satélites irá permitir que os usuários de antenas parabólicas possam acessar uma seleção mais ampla de canais.

Dos quase 19 milhões de domicílios brasileiros que utilizam antenas parabólicas, cerca de 8 milhões deles estão inseridos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social e estão aptos a receber gratuitamente os kits da Entidade Administrativa da Faixa (EAF). Os kits incluem antenas e receptores compatíveis com o novo sinal digital. Os demais usuários podem adquirir os kits em lojas especializadas e no varejo, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Outra novidade é que o satélite Star One D2, além de oferecer a Banda Ku para transmissões de TV parabólica, também proporciona acesso à internet em banda para empresas e organizações governamentais, o que permite expandir a conectividade e o acesso à banda larga, beneficiando locais e comunidade que antes apresentavam acesso limitado à rede.

PTSat em fase experimental

O Partido dos Trabalhadores, através da Secretaria Nacional de Comunicação, já colocou em operação no mês de agosto, ainda em fase experimental, a TV PTSAT, que utiliza a transmissão via Banda K.U.

A iniciativa, inédita, transmite jornal diário, discursos do presidente Lula, documentários e conteúdo de formação política, além da agenda da Câmara dos Deputados e Senado Federal, como as CPIs, que são retransmitidos na PTSat. A PTSat, via satélite digital, é sintonizada pelo canal 1313.

LEIA MAIS: PT inova comunicação do partido e lança canal de TV via satélite

“Tem uma análise que nos próximos cinco anos nós podemos ter em torno de 50 milhões de pessoas tendo acesso a essa banda, a esse satélite. Então, nós somos visionários, no sentido de estar preparando pra isso e ter essa programação”, afirmou Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação do PT, durante o lançamento do novo canal.

O PT também aguarda uma autorização do Ministério das Comunicações para a concessão de um canal na TV aberta para o partido. O pedido foi protocolado em dia 6 de junho deste ano pela presidenta Gleisi Hoffmann e pelo secretário Jilmar Tatto.