TV Digital: Em 3 anos, número de estações cresceu mais de 1.400%

Quantidade de emissoras digitais em todo o Brasil passou de 211, no começo de 2011, para 3 mil, no fim de 2013

O número de emissoras de TV digital no Brasil aumentou mais de 1.400% nos últimos três anos. O total de estações aptas a transmitir o sinal digital passou de 211, no início de 2011, para cerca de 3 mil, no fim de 2013. A informação foi dada pelo secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, durante a abertura do Seminário de Políticas de Telecomunicações, realizado nesta quarta-feira, em Brasília.

“Conseguimos avançar na consolidação do processo de implantação da televisão digital no Brasil”, afirmou Genildo Lins, ao fazer um balanço das ações do MiniCom nos últimos anos. O secretário-executivo destacou que, desde 2011, o setor de comunicações foi definido como uma das prioridades do governo pela presidenta Dilma Rousseff.

Entre as políticas públicas implantadas desde então, Genildo apontou as desonerações tributárias oferecidas ao setor de telecom: redução de PIS/Cofins para equipamentos produzidos no país por meio da Lei do Bem e o Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga (REPNBL), que garante desonerações para máquinas e ampliação de infraestrutura.

Ele também citou os investimentos feitos pela Telebras na ampliação da infraestrutura de rede de fibra óptica em todo o país, que já chega a 25 mil quilômetros, e a construção do primeiro satélite geoestacionário brasileiro.

4G

O secretário-executivo destacou ainda que o MiniCom atuou para acelerar o crescimento da banda larga móvel, com a massificação da internet 3G e a implantação da tecnologia 4G. Genildo Lins apontou que a expansão do 4G no país será um dos grandes destaques deste ano de 2014.

A internet de alta velocidade será implantada na faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por emissoras de TV no sistema analógico – que estão migrando para outra faixa, com o processo de digitalização da TV. A previsão é de que a limpeza da faixa atinja entre 500 e 1 mil munícipios brasileiros, possibilitando a ampliação de serviços móveis de telecomunicações.

O presidente da Anatel, João Rezende, confirmou no evento que a primeira versão do edital da faixa de 700 MHZ deve ser lançada em abril. “Estamos trabalhando aceleradamente para que haja mais espectro para a banda larga móvel. Isso tudo respeitando as duas indústrias: a de radiodifusão e a de telecomunicações, que são importantíssimas para o país”.

(Ministério das Comunicações)