Uberlândia: a melhor educação de Minas

Investindo em infraestrutura e nas pessoas, prefeitura do petista Gilmar Machado faz a lição de casa e conquista excelentes resultados educacionais

Graças ao trabalho do prefeito petista Gilmar Machado e sua equipe, que assumiu em 2013, a educação da rede municipal em Uberlândia é considerada a melhor do estado de Minas Gerais. As conquistas são impressionantes, e quem conta é o próprio Gilmar para o Correio de Uberlândia; leia a seguir:

A MELHOR EDUCAÇÃO DE MINAS

O ano letivo em 2016 começou com a certeza de que fazer de Uberlândia uma cidade educadora deixou de ser apenas um lema da administração municipal para se transformar em realidade. Quando assumi a prefeitura em 2013, mais de 10 mil crianças estavam fora da escola por falta de vagas em nossa cidade, segundo dados da Secretaria de Educação. Em apenas três anos, zeramos a fila para crianças entre quatro e cinco anos. Superamos a meta nacional de disponibilidade de vagas na faixa etária até três anos. A educação da rede municipal em Uberlândia é considerada a melhor do estado de Minas Gerais.

O kit material escolar chegou a todas as 117 escolas antes do início do ano letivo. Hoje, nossas crianças, jovens e adultos contam com material completo e de mais qualidade. Acabou a necessidade das escolas enviarem listas de material complementar para as casas dos alunos.

“Investimos na infraestrutura, mas não nos esquecemos do principal: as pessoas”

Investimos na infraestrutura, mas não nos esquecemos do principal: as pessoas. Afinal, como nos ensinou Paulo Freire, “escola é, sobretudo, gente”.  Além de prédios adequados, os nossos alunos estão recebendo kits de uniforme e material escolar para que todos possam estudar em pé de igualdade e ter as mesmas oportunidades de aprendizado dentro da sala de aula.

Estamos entregando cerca de 60 mil kits com mochila, canetas, régua, lápis, borracha, cola e tesoura, além de cadernos de capa dura, novidade em relação ao material distribuído no passado. Os kits com uniformes começam a ser entregues ao longo do mês de março. Antes, os alunos recebiam apenas uma camiseta. Mesmo com todas as dificuldades financeiras do momento, agora eles são completos e compostos por camisetas de manga curta e cavada, bermuda, short, saia, sandália, tênis e meia.

E o dado mais importante: todos esses avanços foram obtidos em um momento de dificuldades econômicas no Brasil e no mundo. Se, em outros momentos vivíamos em pleno crescimento, faço a pergunta que não quer calar: por que se fazia tão pouco pela educação? A resposta é simples: a educação não era a prioridade.

Trabalhamos muito durante as últimas semanas para que nossas escolas estivessem prontas. Acionamos várias secretarias e elas uniram forças em diversas frentes, desde a preparação pedagógica, reforma de mais de 40 escolas, até a limpeza, capina e roçagem das unidades. A equipe de marceneiros da Secretaria Municipal de Educação arregaçou as mangas e reformou o mobiliário de diversas unidades. Também estão sendo confeccionados mais de 3,5 mil novos conjuntos de mesa e cadeira.

E não foram apenas os alunos que receberam atenção especial neste início de ano letivo. A Prefeitura de Uberlândia empossou 65 novos professores e especialistas em educação aprovados em concurso público.

Também melhoramos a valorização dos profissionais da educação. Além de criarmos um plano de cargos e salários específico para os nossos educadores que já está valendo, somos uma das poucas cidades de Minas Gerais a oferecer benefícios como seguro-saúde e auxílio-alimentação.

Que sejam todos muito bem-vindos a mais este ano letivo que se inicia. As nossas escolas estão de portas abertas para receber alunos, professores, funcionários e comunidade. Afinal, é assim que se constrói uma cidade educadora.

por Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia (MG)

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast