Um dos maiores festivais progressistas do mundo pede Lula Livre

Em Portugal, a Festa do Avante, relembra todos os anos os valores da revolução dos cravos por milhares de pessoas de todo o mundo

Reprodução

Começou nesta sexta-feira (6) a Festa do Avante! 2019, um dos maiores eventos de esquerda da Europa, promovido pelo Partido Comunista Português (PCP) desde 1976. Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, abriu o evento com um discurso que partia de reivindicações, como o direito à creche, à moradia, ao transporte, entre outros serviços públicos, que atingem diretamente o cotidiano da classe trabalhadora. Na sequência da fala, a militância cantou e dançou, dando início ao evento.

A Festa do Avante acontece nesse final de semana (dias 6, 7 e 8 de setembro) em Seixal, margem sul de Lisboa. O festival português é um dos maiores eventos político-culturais de esquerda do mundo, e conta com uma diversa programação musical, cultural e gastronômica.

A estrutura conta com alojamento, estacionamento, estandes de diversos países e regiões portuguesas em um amplo espaço por onde circulam cerca de 20 mil pessoas. Cerca de 42 excursões partiram de norte a sul do país para a festa comunista. Há também um espaço específico para as crianças.

Na sequência, ocorreu no estande do Núcleo do Partido dos Trabalhadores, um debate com a Profa. Dra. Ivana Bentes, da UFRJ, que discutiu os usos dos meios de comunicação como ferramenta política e a importância do fortalecimento das mídias livres, como é a experiência do Jornalistas Livres.

A noite se encerrou com o palco de solidariedade à América Latina e Caribe, com representante de diversos países. O deputado Zeca Dirceu (PT) subiu ao palco representando o Brasil, ao lado de um dirigente do PCdoB. O palco contou com representantes de Cuba, Colômbia, Venezuela, além da liderança local, do PCP.

Por Jornalistas Livres