Um gigante de aço nos caminhos da Amazônia

Sobre caminhões, em estradas ou sobre embarcações nos rios Amazonas e Xingu, uma peça que vai gerar energia levará 15 dias para percorrer 900 quilômetros

Rumo a Belo Monte: rotor de 320 toneladas vai percorrer 900 quilômetros Amazônia adentro

Uma gigantesca estrutura de aço sobre não menos robustos veículos de 12 ou 16 eixos e cerca de 50 pneus, com cinco metros de altura (quase dois andares) e 320 toneladas de peso seguem por um percurso de 900 quilômetros entre Manaus, no Amazonas, e Vitória do Xingu, no Pará.

Esse impressionante conjunto de meios de transporte transformado em uma compacta carga de metal é um rotor de grande porte para geração de energia na usina hidrelétrica de Belo Monte. Será uma atração para moradores desse longo trecho formado por estradas e rios, nos próximos 12 dias.

O veículo está na estrada e navega sobre embarcações nos rios Amazonas e Xingu, há três dias. O rotor integra a segunda unidade geradora da Casa de Força Principal daquela considerada a terceira maior usina do mundo, atrás de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), e de uma similar chinesa. É a maior 100% brasileira.

Isso ajuda a explicar o tamanho do equipamento. Belo Monte tem 70% das obras civis concluídas, com previsão de entrar em operação em 2019, com capacidade instalada de quase 12 mil megawatts.

O percurso a ser percorrido pelo rotor começou na quarta-feira (14), com previsão de durar 15 dias, até 29 de janeiro. O primeiro trecho foi sobre um caminhão de 12 eixos. Foram 17 quilômetros de terra entre a fábrica da Voith Hydro Brasil e o porto Carinhoso, em Manaus, onde embarcou para o Pará.

De Vitória do Xingu até o canteiro de obras da hidrelétrica, a última etapa será sobre um caminhão de 16 eixos. A fabricação do rotor em aço inoxidável durou um ano.

O rotor foi fabricado em um ano, todo de aço inoxidável. A estrutura é a peça mais importante das turbinas, o núcleo gerador de energia em uma hidrelétrica. As pás do equipamento recebem a água do rio e transformam a energia mecânica em energia cinética, que é transmitida ao rotor do gerador para produzir energia elétrica.

Da redação da Agência PT de Notícias com informações do Ministério do Planejamento

PT Cast