Unidade da esquerda deve ir além da disputa eleitoral de 2018

Em mesa de diálogo realizada nesta quinta (24), fundações partidárias da Frente Democrática debatem medidas para conter retrocessos do país pós-golpe

Eduardo Matysiak

Renato Simões, um dos coordenadores do Plano Lula de Governo, fala durante Mesa de Diálogo da Frente pela Democracia

Pela terceira semana seguida, a Vigília Lula Livre em Curitiba é palco de mais uma mesa de diálogos cuja proposta é fortalecer a Frente Democrática formada por sete partidos de esquerda, manter a luta em defesa da democracia e pelo direito de Lula ser um dos candidatos nas eleições presidenciais de outubro.

No encontro desta quinta-feira (24), representantes das fundações partidárias traçaram  panorama sob a perspectiva de uma agenda progressista para barrar e superar os constantes retrocessos impostos à população brasileira a partir do golpe de 2016.

E o alicerce para manter a luta contra as políticas neoliberais do golpista Michel Temer passa fundamentalmente pela manutenção da unidade entre os partidos da Frente Democrática formada pelo PT, PCdoB, Psol, PDT, PSB, PCO e PSB.

“Tem sido muito profícuo o debate das fundações. Independentemente de os partidos terem candidatos próprios, temos construído uma base programática unitária e que tem sido fundamental para pensar o Brasil daqui para frente”, define Renato Simões, um dos coordenadores do Plano Lula de Governo.

Maria Helena, representante do núcleo da APP Curitiba Sul, concorda: “Apesar do momento sensível pelo qual passamos temos a oportunidade de transformá-lo num momento de reflexão e de unidade para construção de propostas para o Brasil. A coisa mais importante é a gente se fortalecer para manter a luta. E que ela seja vitoriosa”.

Quem abriu a série de exposições entre os representantes das fundações que compunham a mesa foi Francisvaldo Mendes de Souza, da Fundação Lauro Campos (Psol). “A democracia que está em debate hoje. Na verdade o lado de lá não quer nenhuma democracia e sempre irão passar por cima de lei”, enfatiza.

Souza aproveitou para realizar resgate histórico para tentar compreender o que acontece no Brasil de hoje. “A elite sempre utilizou o Estado para seus interesses. No Brasil tem um agravante porque o Estado é usado para interesses particulares. É o interesse pessoal de determinada família. Quem está no poder se apropria do Estado para seus próprios interesses”, opina.

Tais interesses, prossegue Souza, resultaram em mais um ataque à recente democracia brasileira. “Nós achávamos que a democracia estava preservada, mesmo estando apenas na letra da lei. Eles vão passar por cima de qualquer viés democrático que ferir os interesses deles. Foi assim com a Dilma.  Por isso temos que construir o nosso projeto e não podemos parar nas eleições. Temos que ramificar isso em toda a sociedade e mostrar que tem uma frente que pode reerguer o país”, conclui.

Joaquim Soriano, da Fundação Perseu Abramo

Joaquim Soriano, da Fundação Perseu Abramo, pondera que a construção democrática é sempre um caminho tortuoso dada a trajetória do próprio país.  “A classe dominante no Brasil não gosta do voto. E tratam os representantes do povo como populistas. Numa democracia de massas quando o povo elege é muito difícil votar em proposições que sejam contra o povo. Isso explica a popularidade insignificante de um presidente que não foi eleito como Michel Temer”, explica.

Soriano também faz paralelo entre o Golpe Militar de 1964 com o golpe jurídico-parlamentar de 2016. “O golpe recente não foi dado pelas forças armadas. O golpe é dado de forma distinta mas com o mesmo objetivo: derrubar o programa que não foi eleito pelo povo por quatro eleições consecutivas pra impor um programa que se afasta do povo”.

Soriano também concorda que a unidade da esquerda é a peça-chave para conter os retrocessos. “Querem transformar o Brasil numa colônia. Isso precisa ser barrado e precisa da participação popular. Precisa do povo e precisa das eleições, que não estão garantidas de maneira democrática porque lula está preso político. É de uma importância transcendental buscar uma unidade dos partidos progressistas. Temos diferenças. Mas frente ao que é o programa da classe dominante, as nossas diferenças são absolutamente insignificantes”.

Rubens Diniz, Fundação Mauricio Grabois (PCdoB),  faz coro aos que veem similaridades entre a história política de Lula com a luta pela democracia no Brasil. “A história de Lula e da democracia estão entrelaçadas. Hoje, neste momento que a democracia está maculada, os destinos de ambos novamente se cruzam”, lamenta.

Diniz, portanto, acredita que o caminho para retomar a democracia brasileira passa pela liberdade do ex-presidente Lula. “Acreditamos que as saídas para o Brasil se passam pela política. O que vemos neste momento é um desrespeito ao poder soberano do voto popular, ao direito de Lula ser candidato”.

Sobre o atual cenário econômico e social do Brasil, Diniz diz que “a ordem do Temer é neoliberal e neocolonial e visa desmontar os instrumentos essenciais do estado brasileiro. É uma ordem que visa manter privilégios.  Por isso acreditamos que a política seja o centro orientador para construir saídas e vencer o pleito eleitoral de 2018. Há condições, sim, para que as forças progressistas vençam a quinta eleição presidencial seguida”.

Por Henrique Nunes, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast