Velocidade cairá em mais 14 vias de SP até sexta-feira

Redução de 27% no número de acidentes e de 50% no de mortes no trânsito, anunciada pela CET, estimulam ampliação do programa de Proteção à Vida defendido pelo prefeito petista Fernando Haddad  

Foto: Carlos Severo/ Fotos Públicas

A Companhia de Engenharia deTráfego (CET) de São Paulo anunciou na sexta-feira (4) que vai implantar a redução da velocidade, de 60 km/h para 50Km/h, em mais 10 corredores de transportes que compõem o eixo Leste-Oeste de São Paulo.

A medida entra em vigor a partir da próxima sexta-feira (11), dentro do cronograma estabelecido pelo Programa de Proteção à Vida da prefeitura de São Paulo. No dia anterior (10), as motocicletas passarão a ser fiscalizadas por radares manuais (pistolas) e, na quarta-feira (9), outras quatro vias da cidade também terão redução de velocidade.

Em seis semanas de aplicação da medida nas marginais Pinheiros e Tietê, de 20 de julho e 30 de agosto, o número de acidentes com mortos e feridos caiu 27%. Foram 159 no ano passado (2014) contra 116 registrados em 2015, no mesmo período de 40 dias.

A redução de vítimas fatais foi ainda maior, de 50%. Foram seis mortes em 2014 contra três agora. Os acidentes sem vítimas caíram 15% (de 373 para 317), o que também contribuiu para o desembaraço, melhor mobilidade nas vias e redução dos congestionamentos.

A velocidade máxima caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas das marginais; de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h, nas pistas locais. A velocidade limite de ônibus e caminhões nas pistas expressas é de 60 km/h.

Mas a introdução da proposta foi contestada por motoristas e pela OAB, que inclusive entrou com ação na Justiça para impedir a redução de velocidade.

Em sua defesa, o prefeito petista Fernando Haddad alegou que a medida resultaria em menor violência no trânsito urbano, a exemplo do ocorreu em outras grandes metrópoles internacionais onde foi adotada. A divulgação dos dados da CET nessa quinta-feira (3) confirmou as projeções do prefeito.

As vias – A redução da velocidade de 60km/h para 50 km/h na próxima semana vai se estender às avenidas Salim Farah Maluf e Presidente Tancredo Neves, bem como às ruas Juntas Provisórias e Malvina Ferrara Samarone (quarta-feira, 9). Veja a relação dos corredores que vão passar pelo mesmo procedimento a partir do dia 11 (sexta-feira):

– Avenida Francisco Matarazzo, entre a Avenida Pompeia e a Avenida General Olímpio da Silveira (trecho com 2,1 km de extensão); ligação Leste-Oeste, entre a Rua Amaral Gurgel e a Avenida Alcântara Machado/Radial Leste (trecho com 3,1 km de extensão);  Avenida Alcântara Machado, Viaduto Pires do Rio, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antônio Estevão de Carvalho e Avenida Doutor Luís Ayres (Radial Leste); Ligação Leste-Oeste e Complexo Viário Itaquera (trecho com 24 km de extensão); Complexo Viário Itaquera, entre a Avenida Doutor Luís Ayres e a Avenida José Pinheiro Borges (1,6 km de extensão); Avenida José Pinheiro Borges;  e entre o Complexo Viário Itaquera e a Rua Copenhague (trecho com 6,4 km de extensão).

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast