Vicentinho rebate visão pessimista sobre economia brasileira

“O Brasil possui US$ 376 bilhões em reservas internacionais, somos a quinta maior economia do mundo e a menor dívida externa em curto prazo (7,1%)”

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP), refutou, em plenário, os argumentos de setores da oposição e analistas econômicos que insistem em enxergar a economia brasileira com olhar caolho. Ele disse que, apesar de a economia mundial passar por um processo “doloroso” de transição do pós-crise, o Brasil continua com “fundamentos econômicos sólidos, como inflação controlada e uma política fiscal consistente”.

Para Vicentinho, estudos recentes que apontam “vulnerabilidade” da economia brasileira são “equivocados” e, segundo ele, vão na contramão do que a realidade brasileira apresenta. O petista disse ainda que os parâmetros econômicos sólidos do Brasil derrubam essa visão pessimista.

“O Brasil possui US$ 376 bilhões em reservas internacionais, somos a quinta maior economia do mundo e a menor dívida externa em curto prazo (7,1%). Nossa moeda manteve-se estável nos últimos seis meses, com valorização de 0,75%. O Brasil foi o quinto país que mais atraiu investimento estrangeiro direto (IED), respondendo por 4,4% do total”, argumentou Vicentinho.

O líder petista disse acreditar na retomada da economia mundial em 2014, com a recuperação gradual principalmente dos Estados Unidos e da Europa. No Brasil, Vicentinho destacou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa de Concessões do governo como grandes impulsionadores da economia, o que, segundo ele, tem elevado o Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Vicentinho comemorou as medidas de contenção das despesas de custeio, que dão segurança aos investidores e ao mercado, anunciadas pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento). Essas medidas, segundo o líder petista, refletem o empenho do governo federal em manter os fundamentos da economia, sem comprometer o desenvolvimento dos programas sociais.
“Os ministros Guido Mantega e Miriam Belchior deram provas de que o governo está atento ao cenário interno e externo ao anunciar um conjunto de medidas que manterá a solidez fiscal do País”.

(Benildes Rodrigues – PT na Câmara)

PT Cast