Vigília contra despejos no PR recebe visita de deputados nesta sexta (6)

Gleisi Hoffmann, Enio Verri e Zeca Dirceu e diversos outros parlamentares petistas participam da iniciativa em defesa das famílias encampadas do MST

Joka Madruga

Caravanas do MST participam da Vigília

Parlamentares farão uma visita, nesta sexta-feira (6), à “Vigília Resistência Camponesa: por terra, vida e dignidade”, encampada por famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Cascavel (PR) contra os despejos no estado.

Entre às 12h e às 14h, estarão no local os deputados federais Gleisi Hoffmann, Enio Verri e Zeca Dirceu, os deputado estadual Professor Lemos e Arilson Chiarotto, e vereador por Cascavel Paulo Porto. Durante a visita, haverá a entrega do “Voto de louvor” proposto pelo vereador Paulo Porto na Câmara Municipal de Cascavel.

A mobilização dos agricultores e agricultoras acampadas começou no dia 28 de dezembro de 2019, e se manteve diariamente entre 10h e 15h, às margens da BR 277, KM 557. A ação teve início para denunciar os despejos e ataques do Governador Ratinho Júnior (PSD) contra três comunidade: Resistência Camponesa, Dorcelina Folador e 1º de Agosto, localizados no complexo de fazendas Cajati. Os acampamentos existem há cerca de 20 anos e são formados por 212 famílias, num total de 800 pessoas, entre elas aproximadamente 250 crianças.

No último mês, a Vigília tem passado por uma ampliação do seu objetivo: para além de reivindicar a permanência das famílias acampadas em Cascavel, passa a divulgar e cobrar o direito à terra e à moradia para as mais de 7 mil famílias acampadas em cerca de 80 ocupações rurais no estado. Em 2019, o governo do Paraná despejou 9 acampamentos, deixando mais de 500 famílias sem moradia e local de produção.

Vigília é tema de exposição de fotografias

Sexta-feira também será o dia de abertura da “Expofotos Vigília Resistência Camponesa”, que vai reunir cerca de 80 imagens sobre a rotina da Vigília e o cotidiano das famílias dos três acampamentos ameaçados de despejo.

A exposição acontecerá das 14h às 20h30, na sede da APP-Sindicato de Cascavel, Rua Francisco Bartinik, n° 2017. Haverá feira de alimentos produzidos pelas três comunidades. O objetivo é que a exposição circule em outros locais, municípios do Paraná e estados brasileiros, como forma de divulgação da luta das famílias Sem Terra em defesa de seus territórios.

Por Assessoria Gleisi Hoffmann