Vitória da Conquista: PT quer retomar prefeitura com governo participativo

Legenda governou a cidade por 20 anos e o ex-prefeito Zé Raimundo quer superar crise econômica e sanitária com gestão democrática e popular. “Vamos retomar as práticas de participação social através dos instrumentos que criamos e soubemos utilizar tão bem com a ajuda da população, como os conselhos, conferências e debates públicos, abertos aos diversos setores da sociedade”, explica o candidato

Site do PT

Em Vitória da Conquista, na Bahia, terceira maior cidade do estado, o candidato do PT à prefeitura é o deputado estadual Zé Raimundo, que tem experiência de gestão municipal. Eleito vice-prefeito em 2000, ele assumiu a prefeitura em 2002 e foi reeleito prefeito em 2004.

No total, o PT administrou Vitória da Conquista por vinte anos, com Guilherme Menezes e Zé Raimundo, com o ciclo sendo interrompido em 2016. Nas eleições deste ano, o partido lidera a Coligação “A Conquista do Futuro” formada pelos partidos PCdoB, PSB, PDT e PL. A candidata a vice-prefeita é Luciana Oliveira, do PCdoB.

A exemplo do que vem ocorrendo nos demais municípios brasileiros, Vitória da Conquista também está sendo atingida pela crise econômica e pela pandemia do novo coronavírus, e também sofre com uma grave situação de desorganização administrativa, segundo Zé Raimundo.

“Muita coisa foi desorganizada. A zona rural foi abandonada; o sistema de transporte coletivo destruído; a saúde, a educação e os programas sociais precarizados; os servidores públicos desrespeitados e a falta de transparência é notória em muitos atos do poder executivo”, denuncia o candidato petista na apresentação do seu programa de governo, cujas diretrizes são resultados das consultas feitas por meio das redes sociais do Programa de Governo Participativo – PGP.

Crise econômica e sanitária

Zé Raimundo cita o modelo de administração que o PT implementou no passado em Vitória da Conquista como referência de governo democrático e que priorizou a participação popular, que respeitava a diversidade de ideias e as demandas das várias camadas socioeconômicas do município.

“Essas referências passadas nos ajudarão entender a situação do presente e mirar o futuro, que nos espera aguardando novos desafios e inovações no trato da coisa pública e nos cuidados com a vida das pessoas. Estamos vivendo um momento extremamente difícil da sociedade brasileira, que experimenta uma profunda crise econômica, social e política, agravada pela pandemia do COVID-19, colocando em risco a vida de milhares de brasileiros”, enfatiza.

E complementa com críticas ao governo Bolsonaro na condução política da crise:

“Além disso, outras decisões que o governo federal vem tomando tendem a piorar a situação, com aumento da recessão, do desemprego, de falências de empresas; da pobreza e das desigualdades entre ricos e pobres. Não fossem as leis aprovadas pelo Congresso Nacional e o comportamento de governadores, o país já estaria em meio a um verdadeiro caos social”.

Com a experiência adquirida como gestor municipal, Zé Raimundo sabe dos grandes desafios que a futura administração terá pela frente e assume o compromisso de governar para todos os cidadãos conquistenses, principalmente para os que mais precisam das ações de governo. E governar com democracia e participação popular.

“Vamos retomar as práticas de participação social através dos instrumentos que criamos e soubemos utilizar tão bem com a ajuda da população, como os conselhos, conferências e debates públicos, abertos aos diversos setores da sociedade”, afirma Zé.

Zé Raimundo e a sua vice, Luciana Oliveira, durante carreata em Vitória da Conquista

Desenvolvimento com inovação e inclusão

Durante os governos petistas de Lula e Dilma, Vitória da Conquista se manteve como um dos municípios mais dinâmicos e desenvolvidos do Norte e Nordeste. E ainda mantem o vigor, graças às obras em andamento e pelos recursos deixados pelos governo do PT, tanto na esfera federal como na estadual. O PT governa o estado da Bahia desde 2008. Mas a cidade, a exemplo das demais, vem sofrendo com os impactos das crises econômica e sanitária que assolam o país.

Apesar das limitações do poder municipal para promover a geração de emprego e renda, o programa de governo de Zé Raimundo prevê a necessidade de um grande esforço para estimular o desenvolvimento da economia local de maneira sustentável, com inclusão produtiva, mercantil e social.

As propostas da Coligação “A Vitória do Futuro” passam pela retomada de iniciativas inovadoras como o Banco do Povo no apoio ao microcrédito popular, o cooperativismo, a economia solidária, o apoio e parcerias com os setores empresariais na promoção de eventos turísticos e comerciais no município.

As propostas para a retomada do desenvolvimento econômico diante dos efeitos negativos na economia local provocados pela crise sanitária passam por “manter um ambiente de retomada e ampliação de atividades em vários setores, como a construção civil, a comercialização de produtos agropecuários, comercio, produção industrial e serviços em geral”.

Dentro da preocupação com a geração de emprego e renda, o foco da futura administração petista de Vitória da Conquista recai sobre o incentivo aos jovens empreendedores egressos das instituições educacionais da cidade. E também a elaboração de um Programa de Economia Criativa para a criação de espaços e apoios para incentivar a geração de Startups, através de articulação com instituições públicas e privadas.

 

Da Redação

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil

Mais notícias

PT Cast