Votar em mulher: Conheça o time do Lula em todo país

Quer votar em mulher para deputadas estadual e federal e precisa de uma força pra montar a colinha? A gente te ajuda.

O povo brasileiro já escolheu o nome de Lula para presidente, de candidaturas do time do Lula para governar o estado e ocupar o Senado, mas os nomes para o Congresso e Assembleias ainda estão em definição.

As mulheres são a maioria da população e do eleitorado e, infelizmente, ainda tem baixa representatividade no parlamento.

Por isso, se você quer votar em mulheres de luta, do time do Lula, que vai estar ao lado do presidente para implementar as melhorias para o povo e botar o país no eixo novamente, vem com a gente.

O PT lançou mais de 400 candidatas em todo país, sendo a maioria composta por mulheres negras.

A ordem para votar na urna

1 – DEPUTADA FEDERAL

Escolha a candidata do seu estado.

2 – DEPUTADA ESTADUAL

Escolha a candidata do seu estado.

3 – SENADOR OU SENADORA

Quem está na chapa do Lula tem compromisso com a luta das mulheres.

Veja quem faz parte desse time no seu estado.

4 – GOVERNADOR OU GOVERNADORA

Quem está na chapa do Lula tem compromisso com a luta das mulheres.

Veja quem faz parte desse time no seu estado.

5 – PRESIDENTE

Vote no melhor mandatário que o país já teve e vai trazer a esperança de volta para o povo brasileiro. Vote 13. Confirma.

Você pode escolher as candidatas por região.

Candidatas do PT na região Sul

Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

Candidatas do PT na região Norte

Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins

Candidatas do PT na região Nordeste

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte

Candidatas do PT na região Centro-Oeste

Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal

Candidatas do PT na região Sudeste

São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais

O Congresso como estratégia

O Congresso, que envolve o Senado e a Câmara Federal, sempre teve um papel estratégico nas decisões políticas nacionais, porque faz parte do sistema que garante os pesos e contrapesos da democracia no país. No entanto, esse papel tem ficado ainda mais evidente para a sociedade desde o golpe de 2016, que tirou a presidenta Dilma e deu início a uma escalada de ataques e retrocessos aos direitos e conquistas do povo brasileiro, realizados durante os governos do PT.

Isso acontece porque a estrutura do Congresso foi feita para representar a diversidade do povo brasileiro, mas não é exatamente assim que vem funcionando. As mulheres são a maioria da população brasileira e do eleitorado, no entanto a Câmara Federal possui apenas 15% de mulheres e o Senado apenas 12%. O Brasil ocupa a lamentável 145ª posição em um ranking de 187 países no que tange à representação feminina na política.

Nas assembleias estaduais, a desigualdade de gênero se repete. Atualmente, o país tem 161 deputadas estaduais no exercício do cargo, uma média de 15% do total de postos.

Por que eleger mulheres do PT

O Brasil vai eleger Lula e é importante ter um Congresso forte, que apoie o presidente nas mudanças necessárias para melhorar a vida do povo. Para isso, precisamos de mais mulheres comprometidas com a justiça social, a igualdade de gênero e raça, que conheça de perto os anseios e as necessidades das trabalhadoras brasileiras, que lutam todos os dias para colocar comida na mesa e garantir uma vida com dignidade para si e seus filhos.

Eleger mulheres do PT é a certeza de eleger parlamentares comprometidas com o projeto de reconstrução do país encabeçado pelo PT, que faz chegar pão na mesa das famílias, que ampara e protege quem mais precisa, e tem as mulheres como foco e prioridade em todas as decisões do governo – um projeto político que entende que um Brasil melhor para as mulheres é um Brasil melhor para todo mundo.

Ana Clara Ferrari, Elas Por Elas