A partir desta quinta-feira, XXVI Encontro do Foro de SP discute integração da América Latina e Caribe

Evento acontece em Brasília, no contexto de uma mudança da correlação de forças na região, com vitórias eleitorais da esquerda em 10 países

Site do PT/FSP

A XXVI Reunião do Foro de São Paulo

Começa nesta quinta-feira, 29, em Brasília, o XXVI Encontro do Foro de São Paulo, articulação internacionalista de partidos e movimentos políticos de esquerda de 27 países da América Latina e Caribe.

Sob o lema “Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha”, o evento, que vai até 2 de julho, será um espaço de intercâmbio e articulação das forças progressistas, democráticas e de esquerda para debater os desafios e os rumos do continente.

Acompanhe o evento pelo site do Foro de São Paulo

Criado em 1990, o Foro de São Paulo recebeu esse nome em alusão à sede do seu primeiro encontro, realizado, em 4 de julho daquele ano, na cidade de São Paulo.

Essa iniciativa tem como princípios a democracia e a autodeterminação dos povos, a integração regional e a soberania, a oposição ao imperialismo e a seu projeto neoliberal, além da unidade e solidariedade entre as forças de esquerda da região.

Veja os princípios do Foro de São Paulo

O evento em Brasília, sediado no Hotel San Marco, será o primeiro realizado de forma presencial pelo Foro de São Paulo desde o início da pandemia da covid-19. Vai reunir lideranças partidárias , de movimentos sociais, sindicais e populares da América Latina, e terá como convidados lideranças da Europa, da Ásia, da África e da América do Norte.

O encontro acontecerá no momento em que está em curso uma mudança da correlação de forças na região, com vitórias eleitorais da esquerda em 10 países, a exemplo do Brasil, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Colômbia, da Bolívia e do Chile.

Veja o documento base do XXVI encontro

“A XXVI Reunião do Foro acontecerá em meio a um cenário complexo, de vitórias e também de muita luta dos povos da Nossa América”, diz o texto de convocação do evento.

E segue: “A necessidade de construir a integração de nossos países, proteger nossa natureza, povos e soberania, além de lutar contra os efeitos do neoliberalismo em nossa região, convoca forças progressistas, populares e de esquerda a se reunirem novamente para refletir e debater nossos desafios e direções”.

Programação

Entre as atividades do evento, está previsto para o dia 29 o seminário intitulado “A integração regional latino-americana e caribenha e os desafios dos governos de esquerda e progressistas”. Haverá também uma homenagem a Marco Aurélio Garcia, ex-secretário de Relações Internacionais do PT e um dos fundadores do Foro de São Paulo. Ele faleceu em julho de 2017.

Veja a programação do encontro

Para os outros dias estão programados encontros de jovens e de mulheres, um debate sobre a situação do Brasil e as políticas do governo federal, um diálogo do Foro de São Paulo com as redes e plataformas de luta do movimento social e popular, debate com as escolas e fundações dos partidos e seminário sobre comunicação e redes sociais, entre outras atividades.

– Todos os documentos disponibilizados nos links desta matéria estão disponíveis em quatro línguas (português, espanhol, francês e inglês).