13 propostas de Lula para as Mulheres do Brasil

Acabar com a fome, gerar emprego e renda com igualdade salarial, investir no combate à violência contra a mulher, essas e outras propostas do presidente Lula vão transformar o país em um lugar mais acolhedor, igualitário e democrático para todas as brasileiras

As mulheres são a maioria da população brasileira. E elas sentem na pele os efeitos da crise econômica causada pelo governo Bolsonaro. Desempregadas, despejadas, com salários mais baixos e sem direitos trabalhistas, com os preços subindo e a fome na nossa porta.  Esse não é o país que as mulheres querem.

Todos nós queremos o fim desses tempos sombrios, por um país livre e democrático, onde mulheres e homens possam sonhar, ousar, viver. Votar em Lula é ter certeza que é possível construir essa realidade. Na hora da urna, não se esqueça: vote 13.

Com Lula na presidência, as mulheres tem um compromisso certo que teremos um governo atuante a favor da justiça social, que combate a violência contra a mulher e todas as formas de preconceito. Porque construir um Brasil melhor para as mulheres é construir um Brasil melhor para todo mundo.  

13 propostas de Lula e Alckmin para as mulheres:

 

1 – ACABAR COM A FOME
Lula vai promover justiça social para todas as famílias, a igualdade entre homens e mulheres, e igualdade racial

 

2 – CRIAR O MINISTÉRIO DAS MULHERES
As políticas para as mulheres terão centralidade e prioridade no governo Lula.


3 – COMBATER A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Lula vai recuperar o programa de enfrentamento à violência contra a Mulher “Mulher Viver Sem Violência”, ampliando as ações e criando uma rede completa de serviços, com recurso previsto em orçamento e políticas públicas de qualidade para todas as mulheres — consolidando e ampliando a implementação das leis Maria da Penha e Feminicídio. 

 

4 – GERAR EMPREGO E RENDA COM DIREITOS TRABALHISTAS
Implantar e ampliar políticas para integrar mulheres ao mercado formal e igualdade salarial, com proteção trabalhista, incentivo à inserção de mães que queiram retornar ao mercado — e cumprimento e consolidação dos direitos previstos na PEC das trabalhadoras domésticas.  

 

5 – VALORIZAR O SALÁRIO MÍNIMO E AMPLIAR PROTEÇÃO SOCIAL
Retomar os benefícios com foco nas famílias com mulheres e crianças, e o cartão no nome das beneficiárias.

 

6- CONSTRUIR MORADIA PARA TODAS QUE MAIS PRECISAM
Criar programa habitacional focado nas mulheres, principalmente mães solo, mulheres negras e periféricas.

 

7 – GARANTIR SAÚDE INTEGRAL DAS MULHERES
Retomar e ampliar a Política de Atendimento à Saúde Integral de todas as mulheres, combatendo a mortalidade materna e garantindo atendimento de qualidade em todas as fases da vida.

 

8 – AMPLIAR CRECHES, ESCOLA INTEGRAL E CENTROS DE IDOSOS
Lula vai criar a Política Integrada de Cuidados, ampliando a rede de serviços como creche, centros de idosos, ensino integral, entre outros visando distribuir socialmente as tarefas de cuidado.

 

9 – EDUCAÇÃO E CULTURA PARA A DEMOCRACIA
Lula vai implementar políticas voltadas para viver em comunidade, o respeito mútuo entre as pessoas, o espírito de cidadania e de fraternidade, combatendo todas as formas de preconceito e discriminação.

 

10 – GARANTIR ACESSO A RECURSOS NATURAIS COM FOCO NAS MULHERES
Lula vai implementar políticas para garantir o acesso à água, à terra e os direitos das mulheres do campo, das águas, da floresta, quilombolas e ribeirinhas.

 

11 – VAI TER COMIDA SAUDÁVEL NA MESA E IGUALDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR
Garantir as condições de produzir alimentos saudáveis e promover a igualdade entre homens e mulheres nas políticas de agricultura familiar.

 

12 – LULA VAI FAZER AS POLÍTICAS CHEGAREM NAS MULHERES DO INTERIOR
Lula vai ampliar e interiorizar as políticas e serviços públicos para os diversos territórios do país, com atenção para mulheres negras, quilombolas, do campo, da floresta e das águas, mulheres com deficiência e LBTs.

 

13 – PROMOVER A TRANSIÇÃO ECOLÓGICA
Lula vai construir a transição ecológica baseada no bem viver, com foco na sustentabilidade da vida e igualdade entre homens e mulheres.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast