14º Congresso Nacional da CUT começa nesta quinta-feira, 19

Evento deve reunir mais de 2 mil delegados e delegadas de todo o país e definir as lutas para os próximos quatro anos; Confira a programação

Divulgação CUT

CUT: encontro será realizado no espaço Expo Center Norte, em São Paulo, e deve reunir mais de 2 mil delegados e delegadas de todo o país

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) completa 40 anos e promove o 14º Congresso Nacional (CONCUT), que terá início nesta quinta-feira (19) e segue até domingo (22).

O encontro será realizado no espaço Expo Center Norte, em São Paulo, e deve reunir mais de 2 mil delegados e delegadas de todo o país.

Sob o tema “Luta, Direito e Democracia que transformam vidas”, o 14º CONCUT acontece no ano exato em que a maior central sindical da América Latina e quinta maior do mundo completa 40 anos de fundação. 

A CUT tem 3.960 entidades filiadas, 7,9 milhões de associados em uma base de 25 milhões de trabalhadores.

O Congresso Nacional debate, vota e aprova resoluções políticas, organizativas e sindicais, além do plano de lutas que orientará as ações da Central e suas entidades filiadas para o próximo período. Durante o CONCUT, também será eleita a direção nacional, com mandato de quatro anos. 

“Depois da maior vitória da classe trabalhadora, que derrotou Bolsonaro e elegeu Lula presidente, em 2022, estaremos juntos no 14° CONCUT, com companheiros e companheiras eleitos delegados e delegadas, e vindos de todo o país, para a importante e estratégica tarefa de debater e definir as ações e lutas para o próximo período. Para todos os trabalhadores e trabalhadoras, e nao somente os formalizados”, ressalta o presidente da CUT, Sérgio Nobre.

Nos quatro dias do Congresso, autoridades e lideranças políticas, sindicais e dos movimentos sociais, representantes da sociedade organizada e do governo participarão como convidados e também das mesas de debates e análises de conjuntura. 

Tarefas prioritárias

Na visão do presidente da CUT, o movimento sindical tem três tarefas prioritárias a cumprir nos próximos quatro anos:

1) consolidar a democracia e enterrar de vez o bolsonarismo, o que exige que elejamos prefeitos/as e parlamentares do movimento sindical nas eleições municipais de 2024, para reeleger Lula presidente em 2026.

 2) fazer a reforma do modelo de organização sindical, porque o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras, e não só os formais, têm que ter proteção, previdência, direitos assegurados e hoje 40 milhões não têm porque são informais e precarizados.

3) manter a busca da qualidade de vida para a classe trabalhadora, com a luta de sindicatos por saúde e educação, proteção social e desenvolvimento sustentável.

Celebração aos 40 anos da CUT

No próximo sábado (21), o 14º CONCUT terá um momento reservado à celebração dos 40 anos da Central, completados em 28 de agosto, quando serão revelados os vencedores do 4º Prêmio CUT Liberdade e Democracia, Sempre.

Ao prêmio concorrem três indicados em seis categorias. A votação (online) foi aberta ao público. Padre Julio Lancelotti, Maria Bopp, Marcha Mundial de Mulheres estão entre os 18 indicados. Mais informações sobre o 4º Prêmio estão neste site https://premio.cut.org.br/home/.

Também durante o Congresso Nacional serão premiados os vencedores do Concurso de Fotografia, Escultura e Música, promovido no bojo do “Festival CUT de Arte e Cultura no Mundo do Trabalho”, realizado em comemoração aos 40 anos de fundação da CUT.

Para mais informações sobre o 14º Congresso Nacional da CUT, inclusive a programação, acesse https://14concut.cut.org.br/

Confira a programação

19/10/2023Quinta

08h30 às 18h00 – Credenciamento de Delegados/as Titulares

10h – Seminário Internacional                       

14h – Reunião de Coletivos

15h – Sessão Paralela sobre a Parceria EUA-Brasil pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras

18h – Abertura Solene do 14º CONCUT

20/10/2023Sexta

08h30 às 12h – Credenciamento de Delegados/as Titulares

12h às 16h – Credenciamento de Delegados/as Suplentes

09h30 – Mesa 1. Regimento Interno e Recursos

10h30 – Mesa 2. Conjuntura e Desafios do sindicalismo cutista

14h00 – Ato Eleições na Argentina

14h30 – Mesa 3. Estratégia da CUT

15h30 – Mesa 4. Estratégia da CUT – Eixo 1. Fortalecimento do sindicalismo cutista. Valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical.

19h00 – Lançamento de publicações da CUT

21/10/2023 (Sábado)

09h30 – Mesa 5. Estratégia da CUT – Eixo 2. Protagonismo da CUT na reconstrução do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania

14h30 – Mesa 6. Estratégia da CUT – Eixo 3. Intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e combate  à desigualdade

16h30 – Mesa 7. Estatuto

19h30 – Evento Cultural: Premiação do Festival de Cultura e Prêmio CUT – Democracia e Liberdade Sempre

21h30 – Festa dos 40 anos

22/10/2023 – Domingo

09h30 – Homenagem e Lançamento do Livro “A nova ordem” Luiz Gushiken

10h00- Mesa 8. Plano de Lutas da CUT e Moções

12h30 – Mesa 9. Eleição e Posse da Direção Executiva Nacional e Conselho Fiscal

14h00 – Encerramento 

Da Redação, com informações da CUT 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast