1º voto: Nádia Garcia diz que juventude brasileira é protagonista da democracia

Ao Jornal PT Brasil, a secretária da Juventude do PT falou sobre a importância de os jovens participarem do processo eleitoral de 2024

Reprodução

Jovens entre 16 e 18 anos podem retirar o primeiro título de eleitor até o dia 8 de maio. Foto: Reprodução

Na edição do Jornal PT Brasil desta sexta-feira (12), a secretária Nacional de Juventude do PT, Nádia Garcia, destacou a importância da campanha #MEUPRIMEIROVOTO  para o fortalecimento da democracia no país.

Lançada pelas secretarias de Comunicação e de Juventude do PT, a campanha busca estimular os jovens brasileiros que completam 16 anos a exercerem seu direito democrático e participarem efetivamente das eleições de 2024.

Desde o lançamento, a iniciativa tem mobilizado diversos setores do PT, incluindo diretórios municipais, parlamentares e dirigentes do partido.

Nádia Garcia ressaltou que a faixa etária dos 16 aos 18 anos representa uma parcela significativa da população brasileira, com cerca de 50 milhões de jovens, cuja participação ativa é fundamental para construir uma política mais inclusiva e representativa. Ela enfatiza que, diante das rápidas mudanças na sociedade e na política, é imprescindível ouvir e envolver essa juventude nas decisões que afetam o país.

“Queremos a participação desses jovens, não só como votantes, mas também como protagonistas das campanhas, como protagonistas da política nacional”, observou.

A secretária da Juventude do PT também destacou as demandas comuns dessa faixa etária, que incluem a busca por uma educação de qualidade, oportunidades de trabalho dignas e a necessidade de projetos de país que atendam às suas expectativas e aspirações. 

Nádia disse que, em 2022, mais de 75% dos jovens brasileiros não tinham expectativas de futuro dentro do país, evidenciando a urgência de escutar e atender às suas demandas para evitar a perda desse potencial transformador.

Consciência política

Quanto ao impacto da campanha na consciência política e nas escolhas eleitorais, Nádia destaca que os jovens estão cada vez mais engajados e conscientes das questões políticas, especialmente devido ao acesso às redes sociais. 

Ela ressalta a diversidade da juventude no Brasil e a importância de dialogar com essa geração e proporcionar uma compreensão mais ampla sobre os temas em debate, visando uma participação informada e comprometida nas eleições.

“A gente tem no Brasil uma característica imensa e diversa de juventude. E o que vem do interior do estado de Goiás não tem a mesma característica de juventude de um jovem de Curitiba, de um jovem de Manaus, de um jovem de São Paulo. Não tem a mesma característica e as mesmas vivências de um jovem de Brasília, que é tão perto do estado de Goiás”, explicou a secretária.

“Mas essa juventude tem em comum o fato de que ela precisa de educação, de que ela quer transformar a realidade do seu ensino médio para que ele seja de fato o ensino médio que ajude a somar na construção não só profissional, mas social desse jovem, o que não acontece com o novo ensino médio. É uma juventude que quer trabalhar, que entende a necessidade disso. Uma juventude que entende também que é preciso ter mais oportunidades para a gente. Construir um Brasil que possa representar os sonhos e as expectativas desses jovens”, reforçou.

Mudanças climáticas

Nádia Garcia também falou sobre a crescente preocupação dos jovens com as questões ambientais, influenciada pelo aumento dos impactos das mudanças climáticas no Brasil e no mundo. 

A gente tem agora uma geração que aceita muito mais, inclusive, o debate sobre o meio ambiente e as questões climáticas.” 

A campanha “Meu Primeiro Voto” é uma iniciativa que visa empoderar a juventude brasileira, tornando-a protagonista da construção de uma democracia mais participativa e inclusiva. O engajamento dos jovens nas eleições é fundamental para garantir um futuro melhor para o Brasil.

Primeiro título de eleitor

Jovens entre 16 e 18 anos podem retirar o primeiro título de eleitor até o dia 8 de maio. Eles poderão voltar para prefeito, vice-prefeito e vereador.

O procedimento de alistamento eleitoral pode ser feito pela internet, por meio do sistema de sistema autoatendimento TítuloNet

Confira a entrevista completa:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast