STF decide que grávidas e lactantes não podem exercer atividade insalubre

Norma que determinava que trabalhadoras só poderiam ser afastadas mediante apresentação de atestado médico estava prevista na reforma trabalhista de Temer

Pixabay

STF decide que grávidas e lactantes não podem exercer atividade insalubre

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (29) que grávidas e lactantes não poderão exercer atividades consideradas insalubres. A norma que determinava que as trabalhadoras só poderiam ser dispensadas mediante apresentação de atestado médico estava prevista na reforma trabalhista do golpista Michel Temer.

O trecho da lei da reforma trabalhista de Temer estava suspenso por determinação do ministro Alexandre de Moraes, mas agora o Supremo decidiu, em definitivo, a favor das gestantes e lactantes com 10 votos a 1, segundo noticiou o G1.

O trecho da lei da reforma estabelecia a permissão do trabalho de grávidas em “atividades consideradas insalubres em grau médio ou mínimo” exceto “quando apresentar atestado de saúde, emitido por médico de confiança da mulher, que recomende o afastamento durante a gestação”.

No que se refere as lactantes, de acordo com a reforma trabalhista, elas só seriam afastadas, independente do grau de insalubridade, se apresentassem atestado médico.

A ação julgada para impedir que grávidas e mulheres que estejam amamentando trabalhem em locais considerados insalubres foi apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos em abril de 2018.

Antes da reforma trabalhista não havia exigência de atestado, e a lei garantia que gestantes e lactantes fossem afastadas de locais insalubres, agora essa regra volta a valer.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações do G1