Time do Lula tem Roberto Requião para governador do Paraná
Com 40 anos de vida pública, 3 mandatos de governador, 2 de senador e 1 de prefeito, Requião une experiência em gestão com luta por direitos sociais
Publicado em
A união entre experiência em gestão e compromisso com a democracia e direitos sociais é a marca do PT na disputa pelo governo do Paraná, um dos 5 estados mais desenvolvidos do país. Para assumir a missão junto ao eleitorado de 8,5 milhões de pessoas (5,4% do país), nada melhor do que alguém que conheça o Estado como poucos. Com mais de 40 anos de vida pública, Roberto Requião é o candidato a governador pelo PT.
Advogado, jornalista e urbanista, Requião tem na bagagem três mandatos de governador (1991-94, 2003-2010), dois de senador (somando 16 anos) e um de prefeito da capital Curitiba. Seu nome representa a união entre as experiências no Executivo e no Legislativo e o compromisso com as causas sociais, bandeira histórica do PT.
Requião é notório defensor da democracia, da soberania nacional, do Estado forte capaz de impulsionar o crescimento econômico e garantir direitos sociais à população.
Quadro importante na redemocratização do país após a ditadura militar, integrou o Movimento Democrático Brasileiro (MDB, depois PMDB) por quatro décadas até se filiar ao PT neste ano, com o apoio de Lula e da presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann, uma das principais lideranças do Paraná, para defender e fortalecer a democracia brasileira.
Agora, Requião lidera o Time do Lula no estado em que a militância do partido encabeçou a resistência à perseguição política operada contra Lula e lutou sem parar para escancarar ao país e ao mundo a farsa da Lava Jato, levada a cabo na Vara de Justiça de Curitiba.
LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT em todo o país
No ato de filiação ao PT, com a presença de Lula, Gleisi e dezenas de lideranças, dirigentes e apoiadores, Requião antecipou o que vem sendo sua meta no governo. ”Vamos recuperar nossas empresas, a capacidade de investimento do Estado e colocar o governo a serviço das pessoas que mais precisam. Mas para isso, precisamos também ter um presidente que nos estenda a mão para nos ajudar nesta batalha e eleger uma grande chapa de deputados e deputadas”, afirmou.
No Manifesto “O Paraná para o povo do Paraná”, em que são apresentadas as diretrizes do plano de governo da chapa Requião/Samek para o Paraná, os destaques vão para as áreas de Educação e Saúde.
Conheça o Plano de Governo da chapa Requião/Samek ao povo do Paraná
Está ao lado de Requião, como candidato a vice-governador, Jorge Samek, um petista que também fez história no Paraná. Ele foi presidente da Itaipu Binacional durante os governos Lula e Dilma, deixando o cargo junto com a ex-presidenta, após o golpe de 2016. A Itaipu é a maior produtora de energia limpa e renovável do mundo e gestora da hidrelétrica localizada no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu.
Para senadora, a coligação tem Rosane Ferreira (PV), que já exerceu mandatos de deputada estadual e deputada federal pelo Paraná. Enfermeira especializada em saúde púbica, ela pauta sua atividade política pela defesa e valorização de profissionais da saúde e da educação.
Para deputado federal, o PT concorre com 24 candidatos, sendo 8 mulheres. Eles disputam 30 vagas destinadas ao Paraná na Câmara dos Deputados. Já para a Assembleia Legislativa, são 42 candidaturas, das quais 18 mulheres. A Assembleia do Paraná possui 54 cadeiras.
Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado do Paraná: