Lula entrega casas no MT: “Todo mundo tem direito a um teto”

Presidente entrega moradias do Minha Casa Minha Vida a 1.400 famílias de Rondonópolis. Além de retomar obras paradas, governo vai contratar mais 2 milhões de residências até 2026

Ricardo Stuckert

Lula e Janja na nova casa de uma das famílias beneficiadas (Foto: Ricardo Stuckert)

Em julho de 2013, no primeiro mandato de Dilma Rousseff, o programa Minha Casa Minha Vida contratou 2.552 unidades habitacionais para famílias de baixa renda no residencial Celina Bezerra, em Rondonópolis (MT).

Quase 10 anos depois, em janeiro de 2023, o governo Lula descobriu que as obras daquelas casas, assim como as de outras 184 mil residências, todas destinadas a famílias pobres, não tinha sido concluídas. A ordem foi terminá-las.

Pois, nesta sexta-feira (3), após uma longa espera, 1.400 famílias receberam as chaves de suas novas casas. E o Banco do Brasil já garantiu que as outras 1.152 casas do residencial sejam finalizadas.

LEIA TAMBÉM: Seis histórias de quem encontrou dignidade com o Minha Casa Minha Vida

“Eu estou muito feliz. Esperei muitos anos por isso, eu sonhava muito, muito. E eu sabia que um dia esse sonho ia acontecer. Eu tinha certeza, presidente”, contou Jordelino Mendonça da Silva, logo após receber as chaves das mãos do presidente Lula.

Surdo, Jordelino fez o discurso emocionado usando a língua brasileira de sinais (Libras). Além dele, outras 43 pessoas com deficiência foram beneficiadas com casas devidamente adaptadas às suas condições.

Direito constitucional

Lula viajou a Rondonópolis para participar da cerimônia de entrega das chaves ao lado da primeira-dama Janja da Silva; da presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; e dos ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Jader Barbalho Filho (Cidades).

O presidente destacou a importância da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, que destina casas a famílias mais pobres, com renda bruta de até R$ 2.640. Extinta por Jair Bolsonaro, essa faixa do programa está de volta e só exige que as famílias paguem, em prestações, de 5% a 15% do valor do imóvel. 

“Quando começamos o programa Minha Casa Minha Vida, a gente tinha a ideia de construir o maior programa habitacional que esse país já tinha conhecido. E a gente tinha como objetivo construir casas para as famílias que ganhassem até dois salários mínimos tivessem poder de comprar uma casa. E para isso a gente tinha que subsidiar essas casas. Está escrito na Constituição que todo mundo tem direito a ter uma casa, a viver debaixo de um teto”, lembrou.

O presidente acrescentou que é preciso, agora, ajudar a classe média baixa a adquirir o imóvel próprio. “Precisamos criar um programa para os setores médios da sociedade, para que essas pessoas consigam comprar suas casas”, defendeu.

Por fim, Lula garantiu que o governo vai concluir todas as obras do Minha Casa Minha Vida que estão paradas e ainda vai contratar mais 2 milhões de moradias até 2026. E isso ocorrerá em todo o Brasil, independentemente do partido a que pertençam os prefeitos ou governadores dos locais onde as construções serão feitas. “Eu não estou propondo casamento com ninguém. Eu estou propondo governar, tratar o povo com respeito”, afirmou.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast