Leonardo Monteiro é pré-candidato do PT à Prefeitura de Governador Valadares

“Como vereador, como deputado, o meu destino foi cuidar das pessoas e agora não é diferente”, assinalou o deputado federal em entrevista ao Jornal PT Brasil, da TvPT

Site do PT

É momento importante para reduzir a distância entre Valadares e Brasília., diz Monteiro

Com trajetória de mais de 40 anos de vida pública, desde a militância em movimentos sociais na juventude até os mandatos no Congresso Nacional, o deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG), pré-candidato à Prefeitura de Governador Valadares (MG) quer colocar toda sua experiência acumulada e vivência em Brasília a serviço do povo valadarense.

“Estou deputado há vários anos e posso dizer que tenho portas abertas, conheço todos os ministros, conheço vários setores importantes do governo Lula, conheço o presidente, que foi dirigente sindical como eu. É momento importante para reduzir a distância entre Valadares e Brasília. Quero colocar a cidade sintonizada com o governo federal e melhorar a vida das pessoas, quero contribuir com isso pela experiência que tenho e colocá-la serviço da minha cidade. Ter o presidente Lula à frente do governo vai beneficiar muito a população de Valadares”, anunciou o deputado em entrevista ao Jornal PT Brasil da TvPT desta quinta-feira (23).

Sobre o desafio de se lançar pré-candidato, Leonardo disse que tem sido provocado pela população sobre como melhorar a cidade.

“Na verdade, estou aceitando uma convocação da nossa população de Valadares para construir um projeto para melhorar a nossa cidade. Estou aceitando o desafio de deixar de ser deputado federal para assumir uma tarefa importante. Ganhar as eleições e cuidar da cidade Governador Valadares. Estou muito animado”, declarou, ao acrescentar que está ouvindo a população para construir um programa de governo a partir das reivindicações e das necessidades do povo.

A pré-candidatura, lançada no último sábado (18) em Valadares com a presença da presidenta do partido Gleisi Hoffmann, está sendo construída com uma frente de partidos composta pelo PT, PV, PcdoB, Rede, PSol e PDT, partido do vice, doutor Luciano.

“Elé é muito popular na nossa cidade. Eu o convidei para implementar um programa de mudança de realidade na área da saúde e da assistência social, com políticas públicas que possam estar cuidando da nossa população. Valadares terá dois prefeitos: Leonardo Monteiro e doutor Luciano”, sinalizou Monteiro, ao fazer um diagnóstico do setor da saúde.

Meta é estruturar todo o sistema de saúde

“Nossa cidade vive um verdadeiro abandono e está completamente desestruturada do ponto de vista da saúde. O hospital municipal está completamente desmontado, não tem um medicamento mais simples, às vezes nem comprimido para febre. E assim também é a atenção básica. Temos que reorganizar as unidades de saúde, montar as equipes multidisciplinares para poder atender a população nos bairros e nos distritos, sobretudo as mulheres mais pobres”, detalhou Monteiro, um dos autores do projeto de lei, transformado em lei ordinária, que instituiu o programa de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas.

Na educação, Leonardo tem compromisso com a criação da Universidade Federal do Vale do Rio Doce. “Conseguimos a universidade federal no primeiro mandato de Lula, que hoje tem 3.500 alunos e funciona em prédios alugados, Mas agora temos ainda de consolidar e construir a sede da universidade federal”, assinalou.

Se eleito, Leonardo quer parceria com o governo federal também para ampliar os cursos do instituto federal, investir em outros programas como o Minha Casa Minha Vida, obras estruturantes como a retomada do aeroporto, da obra de construção da ponte sobre o Rio Doce; garantir a implementação definitiva do programa da Sudene e ampliação da estrutura do Banco do Nordeste.

Compromisso com segurança de barragens e atingidos

Engajado nas questões ambientais, em 2003 apresentou projeto de lei com diretrizes para verificação de segurança em barragens que se transformou na Política Nacional de Segurança de Barragens. “Se as empresas observassem a legislação com certeza nós não teríamos tido acidentes ou crime ambiental com várias mortes em Mariana e Brumadinho”, apontou.

Em 2019 ele se empenhou na tramitação de um projeto de lei que foi transformado em lei ordinária, a Política Nacional de Direitos de Populações Atingidas por Barragens.

“Governador Valadares está na calha do Rio Doce cuja calha ficou mais rasa em decorrência da lama que veio do rompimento da barragem de Mariana. Entre dezembro e fevereiro, vários bairros são atingidos quando o nível do rio sobe, portanto temos que ter um cuidado especial com a população”, explicou.

O deputado também aprovou projetos importantes direcionados para a região como o projeto de lei que incluiu Valadares e toda a região na Sudene.

Cuidando de gente desde sempre

Leonardo contou que aprendeu com seus pais a cuidar de gente, o que se estendeu por toda sua trajetória de vida. Ainda novo, quando morava num povoado perto do Valadares, não havia o programa de alimentação. “Organizamos com a comunidade uma horta comunitária para produzir alimentos para a escola do nosso distrito de Santo Antônio do Pontal”, lembrou.

Quando trabalhou numa fábrica, organizou o sindicato dos trabalhadores e, quando casou, foi morar no bairro Santa Rita onde participou da fundação da associação comunitária. “Como vereador, como deputado, o meu destino foi cuidar das pessoas e agora não é diferente”, assinalou.