Gleisi visita Cuiabá e fortalece candidaturas do PT

Presidenta nacional do PT participou, nesta sexta-feira (30), de ato político em apoio ao candidato à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), e à vice da chapa, Rafaela Fávaro (PSD)

Júnior Silgueiro

Gleisi enfatizou a importância de eleger gestores que estejam alinhados com o projeto de desenvolvimento social e econômico defendido pelo PT

A presidenta do Partidos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), esteve nesta sexta-feira (30) em Cuiabá, onde participou de um ato político em apoio às candidaturas do PT no estado do Mato Grosso.

O ato, que aconteceu no Hotel Mato Grosso Palace, contou com a presença de lideranças políticas locais e de representantes de diversos partidos aliados, que se uniram em torno do candidato à prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral, e da candidata à vice-prefeita, Rafaela Fávaro (PSD).

Em seu discurso, Hoffmann destacou a importância da união dos partidos de esquerda e progressistas para o sucesso eleitoral do Lúdio.

“Estamos aqui reunidos com uma coligação importante, composta por seis partidos que têm história e representação na política brasileira”, afirmou Gleisi. Ela ressaltou a necessidade de união política e de campanhas organizadas para alcançar a vitória nas urnas. “Campanha é isso também, você faz muita rua, mas você tem que ter apoio, senão, não faz”, enfatizou, destacando a importância de uma estratégia bem definida e do trabalho conjunto entre as diversas forças políticas locais.

A presidente do PT também ressaltou o apoio incondicional da Direção Nacional do PT à candidatura de Lúdio Cabral, destacando a sua trajetória e o respeito que ele conquistou ao longo dos anos entre os candidatos de Cuiabá. “Lúdio já foi nosso candidato a prefeito, nosso vereador, deputado, duas vezes mais votado aqui da capital e tem uma trajetória muito bonita, de dedicação aos interesses públicos, às políticas públicas e ao povo de Cuiabá e de Mato Grosso”, disse.

A luta pela democracia

Gleisi Hoffmann fez questão de frisar a importância desta eleição como um confronto direto entre dois campos políticos no Brasil: de um lado, a extrema direita e, de outro, as forças democráticas e progressistas. “Nós estamos disputando esta eleição num outro patamar e também numa outra realidade da política brasileira, onde se conformam em nível nacional praticamente dois campos políticos: um da extrema direita e outro campo político democrático, progressista, popular”.

Ela alertou sobre a necessidade de o campo progressista se fortalecer para enfrentar a oposição nas urnas e destacou que o PT está buscando alianças de longo prazo, não apenas para vencer as eleições municipais, mas para criar uma base sólida para futuras disputas eleitorais. “Queremos fazer uma aliança de longo prazo, que seja construída no longo prazo e que seja sólida, porque essa disputa política que estamos fazendo com a extrema direita não vai passar tão rápido”, enfatizou.

Leia mais: Lela quer fazer de Florianópolis uma cidade onde as pessoas estejam em 1º lugar

Hoffmann enfatizou ainda a importância de eleger gestores que estejam alinhados com o projeto de desenvolvimento social e econômico defendido pelo PT. “A decisão dos nossos governos, do presidente Lula, e tenho certeza do Lúdio, é essa: o dinheiro tem que ser colocado à disposição da população em programas e projetos que são importantes para a vida das pessoas”, disse, destacando o compromisso de Lúdio com políticas públicas que priorizem o bem-estar da população de Cuiabá.

Ela também fez questão de lembrar os avanços obtidos nos governos do PT e a importância de dar continuidade a essas políticas em nível municipal. Gleisi citou exemplos de programas bem-sucedidos, como o “Mais Médicos”, que levou profissionais de saúde para áreas carentes, e o “Farmácia Popular”, que garantiu acesso a medicamentos a preços reduzidos. “Lula olha para os municípios e diz: o que eu posso fazer de projetos e programas estruturantes para os prefeitos e prefeitas que cheguem ao município?”, questionou, reforçando a visão municipalista do ex-presidente.

Desafios e esperanças

Gleisi também falou sobre os desafios enfrentados pelo PT em eleições passadas e o aprendizado que o partido tirou desses momentos difíceis. Ela lembrou as dificuldades enfrentadas durante as eleições de 2020, marcadas pela pandemia e pela forte presença do bolsonarismo, mas destacou a resiliência da militância petista e sua capacidade de se reerguer diante das adversidades. “Nós passamos por um massacre, e estar hoje aqui é porque a gente tem muita garra. Vocês não baixaram a cabeça, vocês ficaram firmes”, elogiou.

Ao falar sobre as eleições de 2024, elai destacou a importância de cada voto e da mobilização da militância para garantir que Lúdio Cabral chegue ao segundo turno. Ela apelou para que os eleitores de Lula em Cuiabá se unam em torno da candidatura de Lúdio, destacando que ele é o candidato que melhor representa os interesses da população. “Se a gente tiver a imensa maioria desses eleitores, o Lúdio está no segundo turno. E esse é o principal desafio que temos agora nesse um mês de campanha”, declarou.

A estratégia para Cuiabá e o apoio de Lula

Gleisi revelou que Cuiabá é uma das capitais prioritárias para o PT nas eleições de 2024 e que o presidente Lula estará diretamente envolvido na campanha, devido à importância estratégica da cidade para o partido. “Uma das capitais que colocamos como prioridade foi Cuiabá. Nós pedimos para o presidente vir aqui pela importância política de ter um candidato competitivo, um candidato que está aqui para ganhar a eleição”, explicou Gleisi.

Ela destacou que a candidatura de Lúdio é uma das prioridades do PT nacional e que ele receberá o apoio necessário para uma campanha forte e bem-sucedida. Gleisi esclareceu que, embora o repasse de recursos do fundo eleitoral tenha sido feito de forma escalonada, Lúdio terá os recursos necessários para competir em pé de igualdade. “O Lúdio vai ter recurso para fazer a campanha. Nós mandamos uma parte, vamos mandar outra parte. Logo, logo, logo vai chegar”, garantiu.

Importância de Cuiabá

Em coletiva de imprensa, Gleisi Hoffmann destacou a importância estratégica de Cuiabá nas eleições municipais de 2024 e reiterou o compromisso do partido com a campanha de Lúdio Cabral e Rafaela Fávaro.

A presidenta do PT falou sobre o cenário atual das eleições municipais e a posição de Cuiabá como uma das cidades prioritárias para o PT. “Na realidade, a gente tem viajado o Brasil inteiro, as principais cidades, as cidades onde nós temos prioridade de eleição. Cuiabá é uma delas, é um município prioritário para nós, uma das capitais prioritárias para nós. A nossa avaliação aqui é que o Lúcio vai ao segundo turno, ganha a eleição”, afirmou Gleisi, demonstrando otimismo quanto ao desempenho da chapa liderada por Lúdio Cabral.

Ela também enfatizou que, diferentemente das eleições de 2020, o partido está mais fortalecido e com alianças políticas mais consolidadas. “Foi uma eleição muito difícil para nós. O PT tinha dificuldades de fazer alianças políticas. Hoje a gente vive num outro momento. Nós consolidamos um campo político de alianças que permeia as relações em todo o Brasil e temos perspectivas boas de eleição”, explicou.

Apoio da base

Durante a coletiva, Hoffmann destacou a importância de mobilizar a base eleitoral que apoiou o presidente Lula nas eleições passadas. Com 38% dos votos de Cuiabá tendo ido para Lula, a campanha de Lúdio pretende capitalizar esse apoio. “Esses votos do presidente Lula dialogam diretamente com nossa campanha. Então, crescer nesse eleitorado também é uma das perspectivas que a campanha tem aqui. Porque vai trazer o apoio desse eleitorado ao Lúdio”, disse Gleisi, sugerindo uma estratégia de engajamento contínuo com os eleitores que já simpatizam com o partido.

Lúdio Cabral reforçou a relevância da presença de Gleisi em Cuiabá e o impacto positivo para a campanha. “A presença da Gleisi, ela fortalece o nosso propósito aqui em Cuiabá, o propósito da nossa aliança, da nossa chapa que tem a Rafaela Fávaro como vice e a nossa chapa que tem 6 partidos”, afirmou Lúdio. Ele também destacou a necessidade de uma parceria forte com o governo federal para superar os problemas estruturais da cidade, como a construção de 20 mil casas populares com energia solar e melhorias na infraestrutura urbana e na saúde.

Leia mais: Em vídeo, Lula pede votos em candidatos comprometidos com a reconstrução do país

Alianças e cooperação política

Gleisi Hoffmann também enfatizou o tema das alianças políticas e a importância de trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos do partido. Ela apresentou a primeira eleição municipal disputada com a federação e os desafios que surgiram nesse processo.

“É a primeira eleição municipal que a gente disputa com a federação. A eleição de 22 foi a primeira, estadual e nacional. Ela foi mais simples do que essa, porque tinha um pouco mais de coesão entre as coisas. Agora não. A gente tem muitas diferenças. Imagina que o PT está aí em mais de 3 mil municípios”, disse.

Ela destacou ainda o papel do PT na sobrevivência de algumas siglas menores, como o PV, graças à federação partidária. “Sou muito grato a eles, mas o PT estendeu a mão e não deixou a sigla desaparecer. Porque se não tivéssemos feito isso, não teríamos hoje siglas como o PV na representação”, afirmou.

Visão para o futuro

O presidente do Diretório Estadual do PT, Valdir Barranco, falou sobre as diversas candidaturas do partido no estado de Mato Grosso e a importância de tratar todas com o devido cuidado, mas sem perder de vista as prioridades. “O PT tem candidaturas para prefeito em 21 municípios de Mato Grosso. Todos serão olhados com carinho, mas sem dúvida não nós temos um capital que é prioridade para nós”, disse ele, destacando também o potencial de outras candidaturas em cidades como Juína e Confresa.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Leia mais:  Horário eleitoral gratuito começa nesta sexta (30) com missão de combater a desinformação