Gleisi participa da cerimônia de encerramento do G20 Social

Neste sábado (16), no Rio, presidenta do PT falou à TvPT sobre o ineditismo e a relevância do evento, que teve a participação de petistas como o deputado federal Lindbergh Farias e os ministros Márcio Macêdo, Wellington Dias, Paulo Pimenta, Paulo Teixeira, Anielle Franco e Alexandre Padilha

Divulgação

Gleisi Hoffmann, ao lado de Lindbergh Farias, durante participação no G20 Social

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e outros parlamentares do partido participaram, neste sábado (16), no Rio de Janeiro, do encerramento da Cúpula do G20 Social. Durante a cerimônia, o presidente Lula recebeu o documento final do encontro, resultado de um ano de construção participativa de consensos na sociedade civil, que contou com o envolvimento de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e 13 grupos de engajamento.

“Encerramos, agora, um grande evento do G20 Social. O G20 Social foi uma invenção do presidente Lula enquanto presidia o G20, o grupo dos países com as maiores economias do mundo. E o presidente avaliou que era importante, além de discutir economia e política, também colocar a pauta social em discussão nesses países”, disse Gleisi à TvPT, que está no Rio fazendo a cobertura do evento.

Leia mais“Governos precisam romper com dissonância entre a voz dos mercados e a voz das ruas”, diz Lula

Ao falar da relevância do evento, a parlamentar destacou que o documento entregue a Lula será apresentado durante a Cúpula de Líderes do G20, que será realizada na segunda-feira (18) e na terça-feira (19), “para que os movimentos sociais e a sociedade civil organizada possam influir nas decisões do G20”.

Pilares principais

A presidenta do PT ressaltou que o documento é baseado nos três pilares da presidência brasileira no G20: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; reforma da governança global; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental).

“Foram três áreas muito importantes. A governança global, ou seja, como nós acabamos com os conflitos e as guerras no mundo. A questão do combate às desigualdades, à fome e à miséria. E o cuidado com a natureza e com o nosso planeta. Esses três eixos fizeram com que se permeasse todas as discussões de centenas e centenas de grupos que se reuniram no G20 Social”, disse Gleisi.

A presidenta do PT falou também das semelhanças entre o G20 Social e o Fórum Social Mundial, um evento anual que reúne movimentos sociais, ONGs e a sociedade civil para debater e articular propostas alternativas contra o neoliberalismo e as desigualdades sociais. O FSM foi criado em 2001, em Porto Alegre, como uma alternativa ao Fórum Econômico Mundial, que reúne anualmente líderes empresariais e políticos em Davos, na Suíça.

Leia mais“O legado do G20 Social será histórico”, afirma o ministro Márcio Macêdo 

“Me lembrou muito o Fórum Social Mundial, a participação, a presença, mais de 47 mil inscrições para participarem, muito legal. Mas eu acho que, diferente do Fórum Social Mundial, o G20 Social tem uma entrega que faz diretamente aos países do G20. E o presidente da África do Sul já disse que o G20 veio para ficar, o G20 Social. Próximo ano é ele que preside o G20 e ele disse que vai realizar, sim, o processo do G20 Social e um grande encontro antes do G20”, afirmou.

“Então foi muito legal essa participação social nesse processo. Quero parabenizar o presidente Lula, o ministro Márcio Macêdo [Secretaria-Geral da Presidência], que coordenou todo o processo, toda a discussão. E também o evento, por essa iniciativa muito boa e muito necessária, e nós temos que fortalecê-la a cada ano”, acrescentou a presidenta do PT.

G20 Social tem a marca do PT

A TvPT também entrevistou a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que destacou a importância do G20 Social e ressaltou que o evento é uma “marca do PT”.

O G20 Social foi muito importante para todos nós, e sabemos que a importância do PT é dada pelo fato, primeiro, de que é inédito e foi feito por Luiz Inácio Lula da Silva, que é o nosso presidente e é do PT. E, depois, o PT tem uma inserção nos movimentos sociais, e os movimentos sociais atenderam a esse apelo, porque sabem da importância que tem dialogar com o G20″, disse Benedita.

“O G20 até então tratava de economia, agora ele precisa tratar não só das mudanças climáticas, mas quem são as pessoas, os países que mais têm sofrido com as mudanças climáticas, e o que é possível fazer na política de inclusão social, porque ainda tem fome no mundo. A introdução do combate à fome, do desenvolvimento, das mudanças climáticas para o G20, com esse recorte, inclusive de gênero e de raça, colocado com toda a transparência, é muito importante, e tem a marca de quem? Tem a marca do PT”, afirmou a parlamentar.

Mobilização dos povos do mundo

Outro entrevistado pela TvPT foi o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). “Eu acho que foi muito importante a decisão do governo brasileiro, do presidente Lula, de criar o G20 Social, que tem que ter vida longa. Eu participei muito do Fórum Social Mundial, que o presidente Lula falou no começo, em Porto Alegre, que acabou jogando um papel importante na luta contra o neoliberalismo”, disse.

Leia maisCentrais sindicais apresentam demandas trabalhistas no G20 Social

“Eu acho que cada vez mais a gente vai precisar de espaços como esse, porque a luta agora é contra a extrema-direita, contra o fascismo, vamos ter uma quadra que se avizinha muito difícil. Vai ter a posse do Trump dos Estados Unidos, então mobilizar o povo, os povos do mundo, em eventos como esse, eu acho que é algo fundamental. Parabéns, Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral, e o Presidente Lula, por essa iniciativa”, concluiu o deputado.

Além dos parlamentares, vários ministros petistas participaram do evento, como Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), coordenador do G20 Social; Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Veja a seguir mais imagens da participação de Gleisi Hoffmann no encerramento do G20 Social:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast