Ações da Petrobrás sobem 7,85% após divulgação dos resultados do segundo trimestre

Anúncio em 11 de agosto incluiu informações sobre aumento da produção

As ações da Petrobrás subiram 7,85% na sexta-feira (15), após a divulgação dos resultados operacionais e financeiros do segundo trimestre, no dia 11 de agosto. A estatal também noticiou resultados de aumento produção nos primeiros dias deste mês.

A alta das ações preferenciais da Petrobrás, que dão prioridade na distribuição de dividendos, fizeram o Ibovespa fechar com 2,12%,a maior alta em quatro semanas.

O impacto do desempenho dos últimos três meses, as boas perspectivas para os resultados futuros e os dados de produção até os primeiros dias desse mês são fatores que podem justificar essa alta.

O lucro operacional da estatal nesse segundo trimestre foi de R$ 8,8 bilhões, 17% acima do realizado no 1º trimestre (R$ 7,6 bilhões). No dia 13 de julho, a produção do pré-sal alcançou novo recorde, de 546 mil barris de petróleo por dia.

Em comparação ao primeiro trimestre, houve um crescimento de 2% da produção. A principal contribuição para esse aumento foi a entrada em operação das plataformas P-62 e P-55, no Campo de Roncador, e a conexão de novos poços nas bacias de Campos e de Santos.

Para o segundo semestre, a Petrobrás prevê aumento de 4% na produção de derivados de petróleo (2,24 milhões de barris por dia) em comparação com a média do primeiro semestre (2,15 milhões de barris diários).

A empresa calcula a exportação de aproximadamente 250 mil barris de petróleo por dia, 51% a mais que o exportado no primeiro semestre deste ano. A Petrobrás mantém a meta de produção de petróleo de 7,5% neste ano, superior à produção de 2013.

Os analistas do mercado, porém, insistem em creditar o movimento à corrida presidencial, apesar de o cenário ter ficado imprevisível devido à morte de Eduardo Campos (PSB).

 

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast