Em mais uma decisão que inocenta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comprova a parcialidade de Sergio Moro nos casos que envolveram o ex-presidente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes estendeu nesta quinta-feira (24) a suspeição do ex-juiz, já comprovada no caso do Triplex do Guarujá, para outros dois processos na 13ª Vara Federal de Curitiba: os casos do sítio de Atibaia e o de doação de um imóvel para o Instituto Lula.

No despacho, Mendes afirma que Lula foi processado em um “cenário permeado pelas marcantes atuações parciais e ilegítimas do ex-juiz Sergio Fernando Moro”. As sentenças contra Lula já haviam sido anuladas pelo ministro Edson Fachin, em março passado. Com a decisão, nenhuma documentação ou depoimento utilizado nos processos pode ser reaproveitado em outra jurisdição.

Em nota à imprensa, os advogados de Lula Cristiano Zanin e Valeska Martins declararam:

“A decisão o Ministro Gilmar Mendes confere a amplitude necessária à suspeição do ex-juiz Sergio Moro, que foi consolidada pelos recentes julgamentos do Supremo Tribunal Federal. Com essa extensão, que atende ao pedido que formulamos, todos os processos em que o ex-juiz Sergio Moro atuou envolvendo o ex-presidente Lula estão maculados pela nulidade irremediável — de forma que nenhum ato poderá ser reaproveitado em qualquer instância”.

Do site lula.com.br