Agência PT rodou o dobro dos ônibus da caravana Lula Pelo Brasil

Cobertura dividiu-se em dois, e uma equipe avançada foi à frente, contando histórias e conversando com personagens, ao longo de todo trajeto.

Ricardo Stuckert

Lula Pelo Brasil no Piauí

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Nordeste teve enormes e importantes demonstrações de apoio da população. E isso não foi por acaso. Ao longo do trajeto de 21 dias de Lula pela região, vieram à tona histórias de brasileiros que se beneficiaram diretamente pelos governos do ex-presidente. Histórias que mostraram como as políticas do PT tiveram impacto em suas vidas.

Foram 25 cidades em 20 dias, sem contar as paradas não planejadas. Para garantir a cobertura desse evento político histórico, a Agência PT dividiu-se em duas equipes. Uma delas acompanhou o comboio presidencial. Outra ia sempre alguns dias à frente, buscando histórias e personagens que ajudavam a contar esse périplo histórico.

Essa turma avançada percorreu nada menos que 9.600 quilômetros – quase o dobro dos 4.900 km da viagem oficial – para contar as histórias do povo que reconhece na gestão de Lula a responsabilidade por mudanças profundas por um Brasil melhor.

Logo no primeiro dia da viagem, a equipe foi de Salvador até Cruz das Almas para conversar com alunos da Unilab, universidade que reúne alunos brasileiros e africanos de países onde se fala português, sendo a maioria negros.

Escutamos as histórias de Nídia Batista e Ro Gilberto Gomes Cá, alunos que receberam Lula como patrono da turma e contaram como a oportunidade de estudar em uma universidade federal no interior da Bahia transformou não apenas as suas vidas como a região onde está implantada.

Lula pelo Brasil: UNILAB

A Unilab, criada em 2010 pelo ex-presidente Lula, promove um processo de interiorização, mas também de internacionalização das universidades públicas. A Agência PT esteve no local, conversou com alunos e com a diretora do Campus dos Malês e mostra a importância de Lula para esta universidade. E, por tudo que ele significa, ele será o patrono da segunda turma de Humanidades da Unilab. O encontro está marcado para esta sexta-feira (18), em São Francisco do Conde (BA)!

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Em Sergipe, saímos de Aracaju e percorremos quase 400 quilômetros apenas para ir e voltar da aldeia Xokó na Ilha de São Pedro. Nessa empreitada, o Cacique Ba contou que nos governos Lula e Dilma sua comunidade passou a ter eletricidade, casas de alvenaria e dezenas de jovens puderam ingressar no ensino superior.

Em Alagoas, visitamos a cidade de Arapiraca, onde escutamos as histórias de agricultores familiares como Lenildo Cavalcante e Valdir Pereira, que explicaram como o Programa Cisternas trouxe alívio em períodos de seca.

Lula pelo Brasil: Cisternas

É hoje, Arapiraca (AL)! O ex-presidente Lula estará na cidade com sua carava. A Agência PT de Notícias esteve na cidade, que foi beneficiada por inúmeras políticas do governo Lula como cisternas, Bolsa Família, agricultura familiar, além de vários outros. Veja no vídeo!Acompanhe a cobertura completa da Agência PT de Notícias: http://bit.ly/aovivolulapelobrasil#LulaPeloBrasil #LulaPorSergipe

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Para chegar ao quilombo Tabacaria, em Alagoas, foram 300 quilômetros entre ida e volta de Maceió, passando por estradas de terra completamente enlameadas. No quilombo encontramos Amaro Félix e Gerson Paulino, que relataram o sofrimento da comunidade em casas de taipa até receber residências de alvenaria pelo Minha Casa Minha Vida.

Lula pelo Brasil: Quilombo Tabacaria

O Quilombo Tabacaria, que fica na Zona de Palmeira dos Índios (AL), onde moram 89 famílias, tem muito a falar sobre a história de vida e sobre as melhorias que tiveram a partir dos governos Lula. Eles eceberam 50 casas pelo Minha Casa, Minha Vida, conseguiram crescer e formar filhos com a ajuda do Bolsa Família e se emocionam ao falar de Lula.Acompanhe a cobertura completa da Agência PT de Notícias: http://bit.ly/aovivolulapelobrasil#LulaPeloBrasil #LulaPorAlagoas

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Em Piaçabuçu, na foz do São Francisco, ouvimos de pescadores como Reinaldo Bezerra sobre a importância do seguro-defeso para ajudar a manter a família; já na zona rural de Morada Nova, no Ceará, encontramos vaqueiros como o senhor Egídio, para quem “se o pobre tem alguma coisa, foi pela presidência do Lula”

Lula pelo Brasil: Vaqueiros de Morada Nova

Lula fixou o homem do campo em Morada Nova, no Ceará! "Antes ninguém podia ir ao banco atrás de recurso para comprar uma terra, uma vaga, mas no tempo dele a gente conseguiu! ", comemora o vaqueiro Francisco José Silva. Assista e Compartilhe!#LulaPeloBrasil#LulaPeloCeara

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Terça-feira, 29 de agosto de 2017

São histórias de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronaf, Luz Para Todos, Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Fies, Prouni, além do desenvolvimento econômico regional.

Ao todo foram publicados 1.410 posts de liveblog e 203 matérias, sendo que 20 textos foram produzidos pela equipe especial enviada à frente do projeto Lula pelo Brasil.

Nas redes sociais a cobertura também foi intensiva. No Facebook foram feitos 559 posts, dos quais 69 foram vídeos. No Twitter foram cerca de 3.700 mensagens, além de centenas de fotos e vídeos no Instagram.

Confira todas as cidades visitadas pelo equipe da Agência PT durante o projeto Lula Pelo Brasil no Nordeste:

 

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, foi a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast