Alex Minduín: Esporte como instrumento estratégico de politização

Para coordenador do Setorial de Esporte & Lazer do PT, esporte é maior instrumento de politização e conscientização a ser aplicado por governo de esquerda

Arquivo pessoal

Alex Minduín é Coordenador do Setorial de Esporte & Lazer do PT

* Alex Minduín é o novo Coordenador do Setorial de Esporte & Lazer do PT. Todas as secretárias e coordenadoras nacionais, e todos os secretários e coordenadores nacionais foram convidados para escrever artigos, que serão publicados assim que forem recebidos

Um tempo que não imaginávamos que poderíamos chegar, um tempo sombrio de cortes de investimentos em diversas área do atual governo ilegítimo de Michel Temer, sobretudo na área do esporte e lazer, área estremante estratégica pra desonerar custos de outras áreas e atenuar os altos índices de violência nos grandes centros do país.

O desmonte das conquistas realizadas no governo do PT na área do esporte, se vê a olho com nitidez quando observamos o cenário do complexo esportivo de Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro, um complexo que teve investimento de 38 Bilhões de reais na área de infraestrutura, equipamentos, mobilidade urbana e centros de treinamento realizados no governo Lula e Dilma com a finalidade de formar as novas gerações de esportistas do país e servir posteriormente a população de baixa renda situado naquela região. O que vemos hoje é o abandono do governo ilegítimo de Michel Temer e seus colaboradores, o sucateamento e a não continuidade do que poderia ser o maior legado do povo brasileiro pós Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolímpicos.

Os governos do PT, encabeçado por Lula e Dilma, elaboraram o mais completo projeto na área do Desporto e Lazer no Brasil nos últimos 30 anos, elevou o país ao patamar de potencia esportiva, alavancou a cadeia produtiva do esporte, impactou os diversos setores da economia com investimento na formação de novos atletas, nas condições de trabalho através do bolsa atleta e na integração esporte, educação e inclusão, sobre tudo nas regiões mais afetadas pelo alto índice de violência do país, o governo de Lula e Dilma, debateu, ouviu e deu soberania as instituições que representa as diversas modalidades esportivas do país, nesse sentido o PT deixou um verdadeiro patrimônio ao povo brasileiro que vê essas conquistas se perderem a cada dia.

O desmonte elaborado pelo governo ilegítimo e golpista de Temer não para no abandono nas políticas públicas implementadas na área do esporte pelo governo do PT, não para na falta de investimento e extensão dos centros esportivos do país, não para na falta de diálogo com as entidades de classe que representa os esportistas do Brasil, se estende na não formação de novas gerações de esportistas, se estende no abandono dos atletas de alto rendimento, se estende no corte de 87% na área do esporte no Brasil.

Nosso desafio quanto setorial de esportes, será defender o legado do governo Lula e Dilma na área do Esporte e Lazer como política pública impulsionada pelo estado, nosso papel sera defender o quanto se avançou com a realização da Copa do Mundo, com jogos olímpicos e Paraolímpicos no Brasil, nosso desafio quanto setorial de esportes e colocar o PT na vanguarda na defesa e na elaboração de projetos e estudos voltado pra essa área do Desporto e Lazer, uma área estratégica para os futuros governos administrado pelo PT.

Nosso desafio e voltar e abrir o diálogo com as personalidades e instituições de classe que representa atletas, clubes e acima de tudo, as torcidas, intuições responsáveis por enaltecer e abrilhantar o espetáculo esportivo no país. O esporte como instrumento inclusivo e de desoneração de custos nas áreas de saúde, de mobilidade e educação deve ser uma marca no processo de discussão e governos do PT.

Nesse cenário sombrio da política nacional encabeçada pelo governo golpista de Temer, o setorial de esporte será trabalhado de forma prioritária dentro da instituição petista por sermos um partido de esquerda, de massas e que detém a preferencia da maioria da classe trabalhadora do brasil, essa prioridade não poderá ficar somente no âmbito da nossa discussão interna, mais na ampliação do nosso discurso e prática esportiva dentro do PT, das instituição parceiras e a população brasileira. Viveremos a utopia na área do esporte pra enfrentar esse governo ilegitimo e neoliberal encabeçado pelo golpista Temer.

O esporte e seus agentes é o maior instrumento de politização, conscientização e humanização a ser aplicado por um governo de esquerda, uma bandeira que o PT deverá adotar no chão de fabrica, nas quadras esportivas, nos campos de várzea, nas torcidas organizadas, nas escolas e universidades, criando redes de discussões, interação e empoderamento das nossas bases, será nesse processo de diálogo que iremos introduzir o PT como o partido que mais contribuir com o Brasil.

Nesse sentido, o setorial de esportes buscará nessa nova gestão a estruturação e reestruturação desse setor em todo território nacional, debatendo, discutindo, propondo e auxiliando no plano de governo em voga nas eleições presidenciais de 2018, com Lula Presidente!

Alex Minduín é Coordenador do Setorial de Esporte & Lazer do PT