Anaterra Viana: Mulheres do PT-PR participaram do 8 de março por Lula Livre

“Nosso entendimento é que a pauta por Lula Livre é central porque sua prisão simboliza a prisão de todos os avanços que alcançamos durante os anos de governo PT”

Gibran Mendes

Anaterra Viana

As mulheres do Paraná construíram um potente 8 de março, organizadas em diversas regiões levaram para as ruas a força e garra de luta, as vozes contra o machismo, o patriarcado, a reforma da Previdência, que atinge diretamente as mulheres, as violências de todos os tipos, o feminicídio, os direitos, a luta por igualdade e sobretudo o mote: Mulheres por Lula Livre.

Vivemos em estado de exceção desde o impeachment da presidenta Dilma, importante sempre ressaltar que o processo todo foi misógino e machista, nunca antes na história um presidente sofreu tanto preconceito como a primeira presidenta do país. Entendemos também que o impeachment faz parte do golpe que temos vivido, culminando na prisão do presidente Lula, um preso político que está preso para que não fosse nosso presidente.

Feita esta leitura, nosso entendimento é que a pauta por Lula Livre é central, porque sua prisão simboliza a prisão de todos os avanços que alcançamos durante os anos de governo PT, e no que se refere à políticas públicas para mulheres não foram poucos. Se hoje nós mulheres temos leis que nos protegem, programas de combate à violência, foram durante esses governos que elas foram criadas; Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, PEC das empregadas domésticas, programa Mulher viver sem violências, casas da mulher brasileira, através da Secretaria de Políticas Públicas de Mulheres, com status de Ministério, criada no governo Lula, sem contar o Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida em que as principais beneficiadas são as mulheres.

As mulheres do PT pelo Paraná fizeram essa defesa e também a crítica ao governo Bolsonaro que está colocando em prática uma agenda de retrocessos, retirada de direitos, que prejudica sobretudo nós mulheres, principalmente as negras, trans, índias e periféricas. Este ano já houve um salto assustador no número de feminicídios e casos de violência contra a mulher, alavancado por um discurso misógino, segregário e mentiroso do desgoverno que se instalou no Brasil.

As mulheres do Partido dos Trabalhadores fizeram bonito neste 8 de março, com garra, coragem na defesa dessas pautas nos atos, nas ruas ou mesmo em reuniões feitas por todo o estado. A luta é grande, muitas vezes assustadora para (re) democratizar o país, (re) conquistar as pautas feministas, mas as mulheres do PT são aguerridas.

A Secretaria de Mulheres do PT-PR esteve ao lado das nossas companheiras de Francisco Beltrão, Jacarezinho, Telêmaco Borba, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, cidades do nosso litoral e em Curitiba, no ato na Vigília Lula Livre e pelas ruas do centro da cidade.

Marcharemos até que Lula seja livre e todas nós mulheres também. Marcharemos até que possamos voltar a viver em uma democracia com direitos garantidos, principalmente contra a violência do patriarcado.

Anaterra Viana é Secretária de Mulheres do PT-PR

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast