André Quintão representa o PT para o governo de Minas Gerais

Candidato a vice-governador na chapa de Alexandre Kalil (PSD), Quintão exerce o quinto mandato consecutivo de deputado estadual

Ricardo Stuckert

André Quintão integra o Time de Lula em Minas Gerais

Deputado estadual pelo quinto mandato consecutivo e um dos principais opositores ao atual governo, André Quintão é o representante do PT na chapa majoritária do Time do Lula em Minas Gerais. Ele é candidato a vice-governador ao lado de Alexandre Kalil (PSD), candidato a governador, e de Alexandre Silveira (PSD), candidato a senador.

Segundo maior colégio eleitoral do país, com 16,2 milhões de votos, Minas Gerais é também o Estado com maior número de municípios (853) e detentor de uma pauta econômica essencial para o país, sendo a terceira maior economia regional. Batizado como ficou conhecido no período colonial, o Estado ainda hoje se destaca pela atividade de mineração — é o maior produtor e exportador de minério de ferro do país. A agricultura também é relevante na economia regional, sendo o maior produtor de café, batata e morango do país e segundo maior produtor de feijão, banana e tangerina. É também o maior produtor brasileiro de leite e o segundo maior produtor de ovos. Não é à toa que o Estado é famoso pelo tradicional café com pão-de-queijo.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

Sociólogo e assistente social, André Quintão nasceu na capital Belo Horizonte e é funcionário concursado da Prefeitura, no cargo de analista de políticas públicas. Deputado estadual pelo PT, ele está em seu quinto mandato consecutivo e é o líder do Bloco Parlamentar Democracia e Luta. Ele também exerceu a Liderança do partido entre 2017 e 2018 e do Bloco Minas Melhor, que reunia 36 deputados.

Quintão foi secretário municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte (1994-1996) durante a marcante gestão do prefeito Patrus Ananias (PT). Também foi secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (2015-2016).

André Quintão tem uma forte atuação política em municípios de todas as regiões do Estado, com destaque para Belo Horizonte, regiões Central e Norte e os Vales do Rio Doce, do Jequitinhonha e do Mucuri, além do Sudeste de Minas. Sua trajetória profissional e política é marcada, especialmente, pela atuação na construção e defesa das políticas públicas que garantem e ampliam os direitos humanos e sociais, além da valorização da participação popular.

Leia Mais: Conheça o Time de Lula na Região Sudeste

O candidato a vice-governador de Minas é um crítico incansável do atual governador, Romeu Zema, que faz um governo idêntico ao de Bolsonaro, mas tenta descolar a sua imagem da do presidente por oportunismo. “Governos privatistas, sem compaixão, sem interação com as pessoas, sem políticas públicas sociais robustas, sem diálogo. É um projeto conservador guiado por um aliado do Bolsonaro”, destaca Quintão.

Ao seu lado na chapa está o engenheiro e empresário Alexandre Kalil, que disputa o governo do Estado após duas gestões de sucesso à frente da Prefeitura de Belo Horizonte (2017-2022). Eleito em 2016, foi reeleito no primeiro turno nas eleições de 2020. Kalil deixou o cargo em março para concorrer a governador. Ele entrou na política após se destacar como presidente do Atlético Mineiro.

TIME DO LULA: conheça os candidatos e candidatas do PT em Minas Gerais

Para as eleições proporcionais, o PT tem 26 candidatos a deputado federal e 16 candidatas a deputada federal disputando as 53 cadeiras do Estado na Câmara, a segunda maior bancada estadual. Para disputar as 77 vagas na Assembleia Legislativa, o partido dispõe de 34 candidato a deputado estadual e 23 candidatas a deputada estadual.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado de Minas Gerais:

TIME DO LULA EM MINAS GERAIS