Aníbal e Pinheiro acompanham a expansão do 4G

A real ampliação da cobertura do serviço 4G, hoje restrito a alguns grandes centros urbanos, é a principal preocupação dos senadores

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou na última quinta-feira (21) o edital para o leilão de ocupação da faixa de frequência de 700 MHz para o serviço de internet de quarta geração (4G) no Brasil. Os senadores petistas Aníbal Diniz (AC) e Walter Pinheiro (BA), que vêm participando da discussão do assunto, prometem acompanhar de perto o processo. O leilão deve ocorrer no dia 30 de setembro.

Aníbal e Pinheiro participam ativamente das rodadas de discussões promovidas pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), desde o ano passado, com representantes de empresas, autoridades e especialistas em telecomunicações sobre a qualidade do 4G. Em uma audiência, alguns especialistas levantaram a possibilidade de haver interferência no sinal da tevê digital, mas a Anatel garantiu que a banda larga 4G não prejudicará as transmissões.

A real ampliação da cobertura do serviço 4G, hoje restrito a alguns grandes centros urbanos, é a principal preocupação. Atualmente, essa modalidade de internet móvel opera em uma faixa de frequência mais elevada, 2,5 GHz, o que dificulta a difusão do serviço para o interior. O leilão servirá para instalar o 4G em uma faixa mais acessível, mas, segundo Pinheiro, é essencial buscar garantias das empresas vencedoras.

“Comprar a frequência não garante funcionamento. Precisamos ter a garantia de que as empresas vão investir para garantir a ampliação da infraestrutura de cobertura” alerta Walter Pinheiro. “Mais importante do que preços e valores é o operacional pós-leilão”, completou o senador, indicando que para o leilão não deve interromper o ciclo de debates.

O senador Anibal Diniz também destacou a necessidade de acompanhar o processo de expansão. “Esperamos novas condições criadas para a expansão desse serviço. A tecnologia 4G vai dar um salto de qualidade nas transmissões de dados por telefonia e internet. Estamos esperançosos que a banda larga possa ser uma realidade no Brasil”, disse.

 

Diálogo – Pinheiro vê a necessidade de um diálogo entre o governo e as empresas vencedoras do leilão. De acordo com ele, uma rodada de conversas com as operadoras pode ajudar na definição de metas e compromissos.“Elas precisarão ter acesso a crédito para comprar equipamento, avançar em infraestrutura, poder investir” observou.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast