Anielle Franco: “Eu estou em casa no PT porque eu defendo a luta popular, a democracia”

No Rio, ministra da Igualdade Racial assinou, na terça (2), filiação ao PT, com a presença de Lula, Glesi, ministros e parlamentares. “Em nome da sua irmã Marielle, quero ajudar você a fazer esse partido cada vez mais forte”, celebrou o presidente

Ricardo Stuckert

Festa na filiação da ministra da Igualdade Racial: Benedita, Freixo, Anielle, Lula, Janja, Gleisi e Márcio Macêdo

“Em nome da sua irmã Marielle, que certamente está assistindo esse ato de onde ela estiver, quero ajudar você a fazer esse partido cada vez mais forte, porque esse partido é o sustentáculo da democracia do nosso país ontem, hoje e sempre!”

Assim o presidente Lula terminou seu discurso no evento de filiação ao PT da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, no Circo Voador, no Rio, na noite de terça-feira (2), que teve a presença da primeira dama Janja, da presidenta do partido, Gleisi Hoffmann e seu vice-presidente Washington Quaquá; do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além de muitos parlamentares e militantes.

Após assinar a ficha de filiação, Lula destacou que apesar de Anielle não ter pretensão de disputar cargos em 2024, ela é jovem, pode construir uma perspectiva política importante no estado do Rio de Janeiro e deu conselhos a ela.

“É importante que você frequente reuniões do PT, participe de debates porque você vai descobrir que não existe no mundo nenhum partido similar. O PT se tornou maior partido de esquerda da América Latina, é o partido mais plural. Você pode ter certeza que está entrando no partido que hoje inegavelmente é o mais importante partido de esquerda democrático que temos no mundo. Nós conseguimos construir o mais importante partido e o que mais tempo governa esse país”, assinalou o presidente, ao alertar que uma das missões do partido é garantir uma sobrevivência da democracia.

Em postagem na rede X, Lula falou do orgulho e da alegria de ter jovens como Anielle se filiando ao partido para o qual dedicou muitos dos melhores anos da sua vida para construir.

“Quando a gente tem uma missão de vida a gente não desiste de lutar. Tentaram calar a minha irmã, mas a gente ressurgiu, ressignificou e refloresceu esse lugar. Eu estou em casa no PT porque eu defendo a luta popular, eu defendo a democracia e, acima de tudo, eu luto coletivamente e não individualmente. Tenho muita honra de estar junto desse time que está aqui”, declarou Anielle, pouco antes de ter a ficha de filiação assinada por Lula.

Ao falar do seu orgulho por estar no PT e assumir que sempre foi petista, Anielle salientou que faz política com afeto e de forma coletiva.

“A política precisa entender e aceitar os nossos corpos da maneira que nós somos. Eu não chego neste lugar sozinha, pelo contrário, a gente chega muito bem organizadas”, ressaltou.

Em suas redes ela postou fotos da filiação junto com o presidente Lula e enfatizou que chega ao PT para somar na defesa da classe trabalhadora, da democracia e do direito à vida.

A presidenta Gleisi manifestou no Instagram a alegria por ter Anielle nas fileiras do PT, “uma mulher determinada, forte, militante e sensível a causas tão importantes como classe, raça, gênero e que faz um trabalho excepcional como ministra da Igualdade Racial! Estou animada por contar com mais esse reforço de peso na nossa luta por justiça social. Conte comigo e seja bem-vinda!”, exaltou Gleisi.

Professor de Anielle no ensino médio, o presidente da Embratur Marcelo Freixo postou em seu perfil na rede X que conheceu Marielle Franco por meio da Anielle. “Sem dúvidas um dia muito importante para o partido. Vamos juntos trabalhar com atenção e esforço por um Rio e um Brasil melhores”, escreveu.

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) também postou fotos do evento de filiação em suas redes e deu boas vindas a Aniele. “Uma nova estrela brilhando no partido que é das trabalhadoras. Que a sua trajetória no PT seja como é toda a sua história, potente e marcante”.