Anvisa permite venda de autotestes para HIV no Brasil

Novo regulamento técnico deve impactar diretamente na redução da transmissão do vírus e na queda do surgimento de novos casos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu o registro de autotestes para a triagem do vírus HIV no Brasil. Com isso, fica regulamentada a comercialização de autotestes de HIV em farmácias, drogarias, postos de medicamentos, serviços de saúde e programas de saúde pública.

De acordo com a Anvisa, o Brasil passa, com a liberação do autoteste, a ser um dos poucos países no mundo a adotar esta estratégia, que amplia o acesso ao diagnóstico e pode ser mais um instrumento para auxiliar o controle da infecção no Brasil.

Entre os objetivos do novo regulamento técnico estão impactar diretamente na redução da transmissão do vírus e na queda do surgimento de novos casos.

“A nova norma estabelece que os produtos deverão conter informações claras que indiquem o uso seguro e eficaz dos autotestes, incluindo ilustrações como fotografias, desenhos ou diagramas sobre a obtenção da amostra, execução do teste e leitura do resultado”, diz a Anvisa.

Além disso, de acordo com a agência reguladora, o resultado obtido no teste deverá ser confirmado por um serviço de saúde especializado e em testes laboratoriais.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast