Após 20 anos de luta, agentes comunitários se tornam profissionais da Saúde

Presidente Lula parabenizou categoria ao sancionar a lei que garante aos agentes os mesmos direitos dos demais profissionais do SUS. “Continuem lutando, porque é a luta que faz a lei”

Ricardo Stuckert

Lula cumprimenta Sandrão, figura central na luta pelos direitos dos agentes (Foto: Ricardo Stuckert)

Ao sancionar a lei que reconhece os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias como profissionais da Saúde e, assim, lhes garante os direitos de todos os demais profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), o presidente Lula parabenizou a categoria pela conquista, ressaltando que ela foi resultado de uma luta de duas décadas.

O presidente lembrou que essa luta teve um personagem central, o agente de combate às endemias e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Seguridade Social da CUT, Sandro Cézar. 

“O Sandrão nunca deixou de cobrar aquilo que vocês estão conquistando hoje”, disse Lula. “Ele me perturbou na porta do Alvorada, na porta do Planalto, ele perturbava o Gilberto Carvalho, o Alexandre Padilha. É o verdadeiro espírito do dirigente sindical que a gente tem que ter no Brasil. Continuem lutando, porque é a luta que faz a lei”, completou.

Sandro Cézar agradeceu o presidente por sempre ter estado ao lado da categoria. Ele lembrou que, em 2003, Lula reintegrou milhares de agentes que haviam sido desligados do sistema público em 1999 e, mais tarde, em 2006, regulamentou a profissão.

“Muitos serviços vão até a porta das pessoas, mas o nosso entra na casa de cada brasileira e brasileiro. Por isso, quero parabenizar cada companheiro e companheira, agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias de todo o Brasil”, disse.

O ministro da Casa Civil, Marcio Macedo, concordou com Cézar: “Os agentes de saúde e de endemias são, talvez, os mais próximos das famílias, que atendem nos momentos mais difíceis e delicados. Quem conhece o dia a dia sabe da importância desses profissionais. Parabéns à luta dos trabalhadores”.

Nísia: é preciso cuidar de quem cuida da saúde

Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância de o Estado tratar bem as pessoas que trabalham em prol da saúde da população e disse que essa será uma preocupação constante do atual governo.

“Quero afirmar aqui o compromisso do Ministério da Saúde, ao lado de todo o governo liderado pelo presidente Lula, de avançarmos nessa pauta de cuidado com a saúde e com os trabalhadores que cuidam da saúde”, garantiu.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast