Lula sanciona lei que reconhece agentes comunitários como profissionais da saúde; assista

TvPT transmite, a partir das 17h de sexta (20), a cerimônia em que Lula sanciona projeto de lei, que também beneficia agentes de combate às endemias. Iniciativa é de autoria de deputado do PT

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Agentes comunitários são responsáveis por executar medidas de auxílio à prevenção de doenças (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias passam a ser considerados profissionais de saúde a partir desta sexta-feira (20), quando o presidente Lula sanciona o Projeto de Lei 1.802/2019, de autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA).

Assista abaixo a cerimônia da sanção do projeto, prevista para começar às 17h:

Aprovado no fim de 2022, o PL regulamenta a função exercida pelas duas categorias e garante a elas os mesmos direitos dos demais profissionais de saúde, como a possibilidade de trabalhar em dois cargos públicos. 

Atualmente, de acordo com a Constituição, só podem acumular dois cargos públicos professores e profissionais de saúde, desde que as profissões sejam regulamentadas e que seja comprovada a compatibilidade de horário.

Para Afonso Florence, hoje chefe da Casa Civil do governo da Bahia, o projeto é uma importante conquista para esses servidores. “Vai garantir a segurança jurídica dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, autorizando o acúmulo de cargos públicos, já previsto na Constituição Federal”, disse o deputado ao site Bnews.

Da Redação, com Agência Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast