Após pressão de parlamentares, STF libera entrada de grevistas

Documento foi entregue após oito dias de protesto extremo e tentativas. Ato contou com Gleisi Hoffmann, Pimenta, Lindbergh e outras lideranças do PT

Rogério Thomas/PT na Câmara

Após oito dias em ato extremo pela liberdade de Lula, os manifestantes que fazem greve de fome em Brasília foram autorizados a adentrar o prédio do Supremo Tribunal Federal. O ato contou com a presença da senadora e presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann e outras lideranças parlamentares do partido.

Sete deles participaram da manifestação na tarde desta terça-feira (7) – a militante do MST Zonália Santos não pode ir até o local por fraqueza extrema. Houve críticas às recentes declarações racistas do General Mourão, alçado à vice do ultradireitista Jair Bolsonaro (PSL). “Deve ser punido não só no voto, mas principalmente pela sociedade e pela classe trabalhadora. Por essa frase preconceituosa, deveria estar na cadeia”, opinou o grevista Luiz Gonzaga, conhecido como Gegê.

Gleisi e Lindbergh Farias ajudaram os manifestantes a se levantarem e caminharam de braços dados com eles até a entrada do prédio. Também marcam presença os deputados, Henrique Fontana, Marcon, Luiz Couto, Assis Carvalho e Elvino Bohn Gass.

Já na entrada, o deputado Paulo Lula Pimenta argumentou com os seguranças do Supremo para garantir a entrada dos grevistas no prédio. “Nós estamos aqui para te comunicar e não pedir. Nós vamos entrar. Isso é um estado de exceção, um estado policial. Imagina o escândalo que seria se um ministro do STF fosse barrado ao tentar entrar no Congresso”, disse.

Na visão da senadora, essa situação é reflexo da crise institucional que o país atravessa desde o golpe. os grevistas representam o sofrimento brasileiro. “Os parlamentares são impedidos de entrar num prédio público, nunca fizemos isso com juizes no supremo. eles precisam entender que são servidores do povo e tinham que nos receber para saber o que queremos falar. Só quem tem muito medo faz esse tipo de coisa”, disse.

Após alguns minutos de debate, os grevistas foram autorizados a entrar sob a escola dos parlamentares e do médico Ronald Wolff. Eles trouxeram de onze petições (uma para cada ministro), solicitando uma audiência para pedir que sejam votadas as ADCs sobre prisão após condenação em segunda instância.

Da Redação Agência PT de Notícias