Aracaju: PT protesta contra violação de direitos humanos em ocupação

Violência desmedida dos policiais resultou na morte de um jovem de 21 anos e no espancamento de um adulto de 40 anos na Ocupação Valdice Teles

Site do PT

A resolução está disponível em PDF para baixar

Truculenta ação da Polícia Militar do Estado do Sergipe na Ocupação Valdice Teles, em Aracaju, nessa última terça-feira à noite, dia 15, resultou na morte de um jovem de 21 anos e no espancamento de um adulto de 40 anos na Ocupação Valdice Teles.VuikÇenci

A violência desmedida dos policiais, que estavam sem identificação no momento em que adentraram a ocupação situada no Bairro Santa Maria, Zona Sul de Aracaju, repete um padrão de relação da Polícia com os movimentos sociais que precisamos superar: relatos dos moradores confirmam que ambos chegaram à ocupação armados e agindo de forma ostensiva ao ameaçar e disparar contra os populares.

Willames Goiânia da Silva, 21 anos, foi executado na frente de crianças e dos demais ocupantes, incluindo familiares. Uma segunda vítima, Denisson Santos, 40 anos, foi espancada e levada até a delegacia plantonista. Há registros de violência física contra mais um homem e uma mulher, além de diversas agressões verbais contra os demais ocupantes. A apuração de crimes gravíssimos, como homicídio e tortura, a partir das denúncias das famílias acampadas, é um dever do Governo do Sergipe, do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário, que devem se unir para coibir a impunidade e a violência de agentes do Estado.

O deputado federal e presidente do PT em Sergipe, João Daniel, esteve na ocupação nesta quinta-feira, 17, quando denunciou nacionalmente, junto às vítimas e familiares, em Seminário Nacional sobre Direitos Humanos e Cidadania em que participaram o senador Humberto Costa e o deputado federal Carlos Veras, respectivamente presidentes das Comissões de Direitos Humanos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, que serão notificadas formalmente para que acompanhem o trágico caso das violações relatadas em busca de justiça.

Diante das circunstâncias, os assinantes desta nota exigem urgente investigação por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), com as devidas providências também no âmbito do Ministério Público do Estado do Sergipe, para que ajam com o rigor necessário para punir os envolvidos nesta barbárie travestida de operação policial.

Nessa mesma semana, o PT local e o Senador Rogério Carvalho estabeleceram diálogos produtivos com entidades e policiais do Estado de Sergipe sobre os parâmetros para uma política de segurança pública cidadã e respeitosa dos direitos humanos, em benefício de toda a sociedade. Episódios como o da Ocupação Valdice Teles não são admissíveis dentro do Estado Democrático de Direito, e nosso empenho é para que nunca mais aconteçam.

Brasília, 17 de março de 2022
*Diretório Estadual do PT de Sergipe – João Daniel
*Setorial Estadual de Direitos Humanos do PT Sergipe – Lurian Silva
*Setorial Nacional de Direitos Humanos do PT – Renato Simões

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast