Aracaju: PT protesta contra violação de direitos humanos em ocupação

Violência desmedida dos policiais resultou na morte de um jovem de 21 anos e no espancamento de um adulto de 40 anos na Ocupação Valdice Teles

Site do PT

Nota do Setorial Nacional de Assuntos Indígenas

Truculenta ação da Polícia Militar do Estado do Sergipe na Ocupação Valdice Teles, em Aracaju, nessa última terça-feira à noite, dia 15, resultou na morte de um jovem de 21 anos e no espancamento de um adulto de 40 anos na Ocupação Valdice Teles.VuikÇenci

A violência desmedida dos policiais, que estavam sem identificação no momento em que adentraram a ocupação situada no Bairro Santa Maria, Zona Sul de Aracaju, repete um padrão de relação da Polícia com os movimentos sociais que precisamos superar: relatos dos moradores confirmam que ambos chegaram à ocupação armados e agindo de forma ostensiva ao ameaçar e disparar contra os populares.

Willames Goiânia da Silva, 21 anos, foi executado na frente de crianças e dos demais ocupantes, incluindo familiares. Uma segunda vítima, Denisson Santos, 40 anos, foi espancada e levada até a delegacia plantonista. Há registros de violência física contra mais um homem e uma mulher, além de diversas agressões verbais contra os demais ocupantes. A apuração de crimes gravíssimos, como homicídio e tortura, a partir das denúncias das famílias acampadas, é um dever do Governo do Sergipe, do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário, que devem se unir para coibir a impunidade e a violência de agentes do Estado.

O deputado federal e presidente do PT em Sergipe, João Daniel, esteve na ocupação nesta quinta-feira, 17, quando denunciou nacionalmente, junto às vítimas e familiares, em Seminário Nacional sobre Direitos Humanos e Cidadania em que participaram o senador Humberto Costa e o deputado federal Carlos Veras, respectivamente presidentes das Comissões de Direitos Humanos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, que serão notificadas formalmente para que acompanhem o trágico caso das violações relatadas em busca de justiça.

Diante das circunstâncias, os assinantes desta nota exigem urgente investigação por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), com as devidas providências também no âmbito do Ministério Público do Estado do Sergipe, para que ajam com o rigor necessário para punir os envolvidos nesta barbárie travestida de operação policial.

Nessa mesma semana, o PT local e o Senador Rogério Carvalho estabeleceram diálogos produtivos com entidades e policiais do Estado de Sergipe sobre os parâmetros para uma política de segurança pública cidadã e respeitosa dos direitos humanos, em benefício de toda a sociedade. Episódios como o da Ocupação Valdice Teles não são admissíveis dentro do Estado Democrático de Direito, e nosso empenho é para que nunca mais aconteçam.

Brasília, 17 de março de 2022
*Diretório Estadual do PT de Sergipe – João Daniel
*Setorial Estadual de Direitos Humanos do PT Sergipe – Lurian Silva
*Setorial Nacional de Direitos Humanos do PT – Renato Simões

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast