“Arraes dizia que João Paulo tem a cara do povo”, diz Marília

Vereadora do PT mais votada no Recife, neta do ex-governador Miguel Arraes afirma que João Paulo no 2º turno é “grande vitória” e que o PT ganhará a eleição

Foto: Társio Alves

Vereadora mais votada do PT no Recife (PE) com 11.872 votos, Marília Arraes se diz confiante na vitória do candidato do partido à prefeitura, João Paulo, que chegou ao segundo turno e disputará o cargo com o atual prefeito da cidade, Geraldo Julio (PSB).

“Eu vejo já como uma grande vitória e vejo a gente com chance sim de ganhar no segundo turno”, declarou.

E para ganhar, na sua avaliação, é preciso ir às ruas e colocar João Paulo para falar com as pessoas, “porque é o melhor candidato, é o candidato que tem a cara do povo”, recordando o que dizia seu avô, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.

“O meu avô Arraes dizia isso de João Paulo. Dizia que perguntava para várias pessoas do povo porque votavam em João Paulo e que muitas delas diziam: ‘porque ele tem a cara da gente’. E tem”, contou.

Foto: Matheus Bernardes

O também vereador petista reeleito, Jairo Britto, concorda com sua colega de partido. “Temos que ir para as ruas. Ninguém sabe fazer campanha de rua melhor que o PT e nossa militância. Então é preciso ir às casas e convencer as pessoas, comparar os governos do PT com a atual gestão. Se fizermos isso, a goleada é muito grande”, destacou.

Marília completa, afirmando que é preciso retomar a “onda vermelha” nas ruas da cidade, para garantir a vitória de João Paulo. “Quem conhece a história política do Recife sabe que em 2000 nossa situação era semelhante. Aquela foi uma eleição bem difícil, João Paulo foi para o segundo turno e ganhamos a eleição”, ressaltou.

A petista lembrou, também, da onda vermelha no segundo turno das eleições presidenciais de 2014, que elegeu a presidenta Dilma Rousseff. Em Pernambuco, Dilma teve aproximadamente 30% no primeiro turno e terminou o segundo com mais de 60% dos votos dos pernambucanos.

Segundo turno no Recife

Para os dois vereadores eleitos, a ida de João Paulo ao segundo turno mostrou que o recifense não quer a continuação do atual grupo político à frente da Prefeitura. “O segundo turno é prova de que a atual gestão é péssima e de que o recifense não quer mais esse governo”, afirmou Marília.

E justifica sua análise pelo fato de que Geraldo Julio não garantiu sua reeleição, mesmo com o dobro de tempo de televisão, com um “exército de candidatos a vereador” e usando duas máquinas públicas, “obrigando inclusive os cargos comissionados a fazerem campanha”.

Na mesma linha, Jairo Britto declarou que basta analisar os votos que os outros candidatos receberam no primeiro turno e, somando aos que João Paulo recebeu, mostra que o povo está insatisfeito.

Vereador Jairo Britto, ao centro, de camisa vermelha Foto: Divulgação

Vereador Jairo Britto, ao centro, de camisa vermelha
Foto: Divulgação

E garante: “Quem votou nos outros candidatos não vai votar em Geraldo Julio. Vai votar 13 porque quer mudança, porque é do povo”.

Segundo Marília, a candidatura de João Paulo ganha uma dimensão ainda maior, “porque o Recife é uma cidade simbólica, não apenas pelo tamanho da prefeitura, mas pelo histórico de lutas que tem. E a gente pode começar a reviravolta contra o golpe daqui do Recife”.

Mais votada do PT

Antes filiada ao PSB, Marília entrou para o PT no começo deste ano, por discordar dos rumos que o partido estava tomando, principalmente de sua guinada à direita.

Ela diz que seu expressivo resultado nas urnas mostra que tomou o caminho certo ao se filiar ao Partido dos Trabalhadores. “Ficou bem claro com o resultado dessa eleição é que tomei o caminho certo, o caminho que deveria ter tomado e que as pessoas reconheceram isso”, destacou.

Pelo número que votos que recebeu, Marília Arraes ficou em sexta colocação entre os vereadores mais votados na cidade. Para ela, o resultado também explicita que ela “não andava escorada no PSB ou em qualquer estrutura de poder que eles tivessem”.

“Ficou ratificado que sempre tive minha militância, sempre galguei esses espaços que conquistei e agora está mais do que provado”, garantiu.

A vereadora, que parte para sua terceira legislatura, garante que está fazendo a campanha de João Paulo como se fosse a sua, “porque a gente precisa ganhar essa eleição”.

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias