Recife: João Paulo vai ao 2º turno com 23,76% dos votos válidos

Ex-prefeito e candidato pelo PT à prefeitura da capital de Pernambuco, João Paulo recebeu 207,5 mil votos no primeiro turno das eleições

Foto: Tarsio Alves

O candidato pelo PT à prefeitura do Recife (PE), João Paulo, recebeu 23,76% dos votos válidos no primeiro turno das eleições municipais e disputará o segundo turno contra Geraldo Júlio, do PSB, atual prefeito da cidade.

Logo após a divulgação do resultado, João Paulo agradeceu pelos 207, 5 mil votos e afirmou que o Recife dá, mais uma vez, um exemplo de garra e resistência.

“Agradeço à cidade e à nossa militância, que mostrou que não está adormecida. Nossa militância fez milagre. Sabíamos a importância, para o PT e pra nossa história, da consolidação do segundo turno”, disse.

“O resultado é fruto de uma caminhada. As pessoas que trabalham comigo viram, na alma, o sentimento das ruas”.

Agora, segundo o candidato, é hora de voltar a conversar com os eleitores. “Vencemos o medo. Temos condições de ganhar porque temos a força da militância”.

Além disso, João Paulo declarou que o Recife, ao decidir por este segundo turno, dá exemplo ao Brasil. “É uma conquista histórica”.

Sobre a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha, João Paulo disse que o petista é sempre bem-vindo. Ele ainda agradeceu ao apoio do PT. “Não seria candidato sem unidade do partido e o apoio da direção nacional”.

História com Recife

João Paulo já foi prefeito do Recife entre 2001 e 2008. Durante a campanha eleitoral, ele recebeu o apoio dos recifenses nas ruas da cidade. “Volta, João Paulo” era uma das frases mais ouvidas pelo candidato petista.

João Paulo foi o primeiro prefeito do PT e o primeiro prefeito operário da cidade. Além disso, ele também foi o primeiro a ser reeleito da história do Recife. Ele saiu da prefeitura com 88% de aprovação

O dia da votação

Pontualmente às 14h18, João Paulo votou na Escola Cônego Rochael de Medeiros, em Santo Amaro, bairro da área central do Recife.

A precisão do horário seguiu a tradição do político de respeitar as indicações da Astrologia.

“A Astrologia foi a primeira ciência que o homem estudou. Não é uma questão adivinhatória. Tem todo um estudo que é feito considerando a relação com a natureza, os astros e o universo. Então sempre sigo essa orientação”, explicou.

Para João Paulo, esse é o seu melhor horário para iniciar um grande governo.

“Eu quero fazer um governo maior do que eu fiz nos oito anos que estive à frente da Prefeitura. Vou trabalhar com todo o meu potencial máximo para fazer um grande governo e cuidar mais do nosso povo, que está tão abandonado”, afirmou.

Primeiro voto no PT

Mostrando que a identificação com a militância política pode começar desde cedo, o jovem Daniel Santos, de 17 anos, do bairro de Casa Amarela, votou pela primeira vez para prefeito e vereador. E não teve dúvida: votou 13.

Em Nova Descoberta, outro bairro da cidade, a adolescente Camila Fernanda Melo, 16 anos, também estreou como eleitora no pleito deste ano.

O candidato João Paulo fez questão de acompanhar dos dois jovens em seu primeiro voto, por entender a importância de valorizar uma pessoa que debuta em seu papel de cidadã e eleitora consciente.

“Temos que dar ainda mais atenção a essa juventude iniciante na vida política e eleitoral. E acompanhamos esses jovens porque, do ponto de vista da simbologia política, é muito importante para a nossa vitória”, destacou João Paulo.

Camila conta que estava ansiosa pelo primeiro voto, depositado com confiança em João Paulo.

”Já acompanho o trabalho dele há muito tempo. Meus pais sempre votaram no PT e meu avô, que trabalhava na fábrica da Macaxeira, falava o quanto João Paulo batalhou para conquistar as coisas e como lutou bastante pelo povo”

Também emocionado, Daniel afirmou ser um privilégio votar em João Paulo em seu primeiro voto. E apontou os motivos para ter escolhido o candidato do Partido dos Trabalhadores.

“Minha responsabilidade como juventude é muito grande. É uma honra ter um prefeito que já sabe como o Recife é. Minha esperança é trazer de volta valores esquecidos lá atrás, como o Aluno nos Trinques e o Escola Aberta. A população precisa e pede ‘volta, João Paulo!’ para o Recife ser do povo de novo”, enfatizou.

Daniel faz parte do grupo de jovens recifenses que criaram grupo no WhatsApp e fanpage no Facebook ‘Sou Mais João Paulo’. No perfil, ele publicam conteúdo próprio e replicam material dos canais de comunicação do PT.

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias