Assembleia da ONU vota resolução pelo fim do bloqueio à Cuba

O bloqueio causou danos à economia cubana por sessenta anos, atingindo as condições de vida da população que, apesar disso, resistiu às sanções imperialistas. Votação é nesta quarta-feira, 23

Site do PT

Criminoso bloqueio à Cuba já dura 60 anos

Nesta terça-feira, a Assembleia Geral da ONU vota resolução sobre as medidas de restrições comerciais, econômicas e financeiras impostas pelos Estados Unidos a Cuba por sessenta anos. Sob o título de “Necesidad de poner fin al bloqueo económico, comercial y financiero impuesto por los Estados Unidos de América contra Cuba”, a resolução defende o fim do criminoso bloqueio ao país.

O Foro de São Paulo desenvolveu uma ampla campanha de solidariedade ao povo cubano, somando-se à campanha mundial pelo fim do bloqueio (veja aqui). De acordo com os organizadores da campanha, o bloqueio afeta a vida dos povos da América Latina e do Caribe. Para o Foro de São Paulo, a chave para superar este difícil momento é a cooperação e a solidariedade.

Veja no Twitter abaixo os links para acompanhar a sessão da ONU:

Sessenta anos de danos

O bloqueio causou danos à economia cubana por sessenta anos, atingindo as condições de vida da população que, apesar disso, resistiu às sanções imperialistas. Por seu caráter extraterritorial e violador do direito internacional e da carta das Nações Unidas, o bloqueio gerou a condenação praticamente unânime da comunidade internacional.

A resolução foi apresentada por Cuba ano passado contendo a análise dos prejuízos, das injustiças cometidas e, em última instância, crimes contra a humanidade. A preços correntes, segundo o documento, os prejuízos acumulados em seis décadas alcançam a cifra de US$ 1 bilhão. O bloqueio é ainda mais prejudicial neste momento de pandemia, que afeta a região Caribe.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast