Assis Carvalho deixa legado de combatividade e compromisso com o povo

A morte súbita do combativo deputado federal piauense é uma perda imensa para o PT, o Piauí e o Brasil. “Inesquecível seu voto contra o golpe dado no processo escandaloso contra a presidente Dilma”, lembrou a deputada e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann

Arquivo PT Câmara

Assis Carvalho, estará presente em todas as lutas

Domingo, 5 de julho, um dia de muita tristeza para todo o conjunto de militantes, dirigentes, parlamentares e governantes, não somente do Partido dos Trabalhadores, mas de todos e todas que conheceram o deputado federal Assis Carvalho e sempre reconheceram a sua atuação combativa e positiva, tanto no Parlamento como no movimento sindical e social. Uma perda imensa para o PT, o Piauí e o Brasil.

Assis Carvalho tinha 59 anos e faleceu vítima de um infarto na tarde de domingo, em Oeiras, sua terra natal no Piaúi ((a 313 km de Teresina). Ele  foi sepultado na manhã desta segunda-feira (6) no cemitério Campo da Esperança, no bairro Jereminha em Oeiras, na presença de familiares, amigos e autoridades públicas.

Trajetória sindical e política

Assis foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010. Estava em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados e representava o PT junto à Mesa Diretora da Casa, com destacada atuação parlamentar, reconhecida por toda a bancada do PT na Câmara..

Atual presidente estadual do PT do Piauí, Assis Carvalho ingressou no partido em 1991. Ele destacou-se em seu estado nas lutas dos trabalhadores do setor bancário e financeiro, bem como pela democratização da comunicação, apoiando a criação e implantação de rádios comunitárias. Foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Piauí.

Assis presidiu a Associação do Pessoal da Caixa (APCEF), foi membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), diretor-presidente da Agespisa (Empresa de Águas e Esgotos do Piauí), deputado estadual e secretário estadual de Saúde do Piauí.

Ao lado do governador do Piauí, Welington Dias (PT), companheiro de lutas desde o movimento sindical. Foto: Divulgação

O governador do Piauí, Welington Dias (PT), amigo e companheiro de Assis desde os tempos de luta no movimento sindical do estado, relembrou a trajetória de ambos.

“Começamos nossa experiência pública juntos no movimento sindical e oriundos da mesma Caixa Econômica Federal. No Sindicato dos Bancários, lutamos e dividimos conquistas impensáveis para aquele tempo em que atuamos. Na política, nas lutas do nosso Partido dos Trabalhadores, na gestão pública, na vida real. Ele era sempre o primeiro a me defender, em público ou não, e o primeiro a dizer que eu estava errado, se a ocasião pedisse”, afirmou.

Welington Dias não escondeu a sua emoção diante da notícia da morte do companheiro. “Foi um golpe duro e muito lamentável: Assis Carvalho, meu companheiro, meu colega, meu amigo da vida inteira. Meu irmão. Um combatente guerreiro, mas alegre e cheio de energia”, escreveu

Apoio à agricultura familiar e à reforma agrária

Assis Carvalho foi grande incentivador da agricultura familiar durante sua trajetória na política piauiense. Entre as suas muitas ações em defesa dos agricultores, podem ser destacados o apoio ao crescimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e as emendas de sua autoria destinadas para a aquisição de kits de irrigação para diversos municípios do Piauí.

Em nota, o MST também lamentou a sua morte e lembrou que ele sempre esteve presente na luta pela Reforma Agrária, e contribuiu na construção de projetos de leis na Câmara dos Deputados sobre o tema, além de atuar diretamente nos assentamentos e acampamentos do movimento no estado do Piauí.

”Era uma voz firme na defesa dos direitos humanos das e dos trabalhadores rurais. Um companheiro sempre disposto à luta”, afirma um trecho da nota do MST.

Bancada do PT exalta atuação

Consternados com a perda repentina do deputado piauiense, parlamentares do PT usaram as redes sociais para lembrar a trajetória marcante de Assis.

Um dos momentos escolhidos pela bancada para recordar a luta de Assis, que faleceu de infarto no domingo, foi o voto proferido pelo deputado na ocasião da votação na Câmara, do processo de autorização do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016. O fato até hoje é conhecido no Brasil e no mundo como golpe parlamentar, jurídico e midiático aplicado contra a democracia.

“Logo, logo, Eduardo Cunha, você estará pagando por isso, detrás das grades, pelo mal que você fez ao Brasil e ao mundo”, sentenciou Assis Carvalho à época, olhando nos olhos do então presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ), que está preso.

Esse legado de luta foi reconhecido pelo líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR) que ainda acrescentou: “Causa-nos profunda consternação a morte do deputado Assis Carvalho (PI). O PT e o Brasil perdem um grande brasileiro, destacado em todas as trincheiras em que lutou. E eu perco um querido amigo, de quem fui testemunha da garra e do cuidado com todos nós. Obrigado, Assis”, escreveu o líder petista em sua conta no Twitter.

A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PR) escreveu: “Aguerrido e combativo nosso deputado Assis Carvalho! Inesquecível seu voto contra o golpe dado no processo escandaloso contra a presidente Dilma. Viva Assis! Presente sempre!”.

Da Redação, com PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast