Grupos de assistência aos Yanomami terão mil chips para garantir comunicação

Dispositivo, cedido pelo Ministério das Comunicação e pelos Correios,  permitirá acesso à internet, integrando as ações de emergência dos grupos de assistência ao povo Yanomami

O governo federal segue mobilizado para debelar a crise na terra Yanomami (Foto: Mídia Ninja)

Diante da situação de emergência na região Yanomami, entre Roraima e Amazonas, o governo federal tem se mobilizado para debelar a tragédia indígena causada pelo descaso do desgoverno Bolsonaro com os povos originários. Nesta sexta-feira (10), o Ministério das Comunicações anunciou que irá liberar, em uma operação conjunta com os Correios, cerca de mil chips para permitir agilidade na comunicação entre as equipes humanitárias que estão trabalhando na área.

Segundo a pasta, os chips, dispositivos do serviço Correios Celular, permitirão acesso à internet, integrando a ação dos grupos de assistência ao povo Yanomami. O ministério informou que os chips serão entregues ao Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária da população Yanomami.

De acordo com a assessoria da pasta, “a iniciativa surgiu em reunião realizada entre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente dos Correios, Fabiano Silva”.

“Estamos empenhando todos os esforços para auxiliar no atendimento a essa crise que assolou os Yanomami e chocou o mundo”, disse Filho. “Já enviamos 17 antenas com conexão banda larga via satélite, livre e gratuita, e agora estamos enviando, junto com os Correios, chips para reforçar a comunicação”,

Já o presidente dos Correios avaliou que os equipamentos serão essenciais para as ações dos grupos. “Nesses momentos de crise, todo apoio possível será feito. Com os chips Correios Celular, garantiremos agilidade na comunicação, o que facilitará a coordenação dos trabalhos de assistência”, destacou Silva.

Da Redação, com Assessoria do Ministério das Comunicações