BA, SC e SE: Campanhas nos estados têm comícios, debate e manifesto

Jerônimo Rodrigues agitou as ruas de cidades baianas; Décio Lima participou de debate neste domingo (16) e Rogério Carvalho assinou carta-compromisso com educadores

Site do PT

Jerônimo Rodrigues (BA), Décio Lima (SC) e Rogério Carvalho (SE)

O final de semana das candidaturas majoritárias do PT, que disputam os governos estaduais da Bahia, Santa Catarina e Sergipe, além de São Paulo, no segundo turno foi marcado pela mobilização popular, participação em debate local e assinatura de carta-compromisso com os trabalhadores em educação, respectivamente.

Jerônimo Rodrigues, na Bahia; Décio Lima, em Santa Catarina e Rogério Carvalho, em Sergipe, realizaram agendas de campanha de fortalecimento das suas candidaturas e, principalmente, para a vitória da chapa Lula/Alckmin à Presidência da República.

LEIA MAIS: Povo toma ruas de São Mateus (SP) para consagrar Lula e Haddad no dia 30

Jerônimo agita campanha em cidades da Bahia

Pegou pressão!” Seguindo fielmente o refrão do seu jingle de campanha, o candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi novamente para as ruas de cidades baianas neste final de semana. Com comícios, carreatas e caminhadas pelas ruas das cidades, Jerônimo coloca uma verdadeira “pressão” na disputa do segundo turno no estado.

Nas cidades de Ubaitaba e Aureliano Leal, localizadas na Região Cacaueira no Sul do estado, a festa popular promovida pela presença de Jerônimo e de sua comitiva tomou conta das ruas, com a população demonstrando todo o seu apoio a ele e à candidatura de Lula Presidente.

Também na cidade Wenceslau Guimarães, na região Nordeste da Bahia, a campanha #JeroLula foi calorosamente bem recepcionada pela população que ocupou o centro urbano.

A mesma festa popular aconteceu nas cidades de Tancredo Neves e em Teolândia.

LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram para a Bahia

Décio Lima reafirma compromissos em debate no SBT

Durante o debate promovido pelo canal SBT em Santa Catarina, entre os candidatos ao governo estadual, Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL), o petista defendeu o seu projeto para estimular a economia através do empreendedorismo. Décio resgatou os avanços conquistados durante as gestões petistas no governo federal.

“Durante os governos federais do PT, foi realizado um intenso trabalho para estimular as pequenas empresas. Para você ter uma ideia, o número de empresas optantes do Super Simples subiu de 209,6 mil em 2010 para 439,4 mil em 2016 – ou seja, mais que dobrou em seis anos”, afirmou.

E disse mais:”Teve ainda o Programa Crescer, programa de microcrédito orientado, com foco nas micro e pequenas empresas, que efetuou quase 217mil operações entre 2011 e 2016. Foram milhares de empreendedores recebendo um apoio que faz toda a diferença para a sobrevivência das suas empresas”, lembrou.

Décio destacou a crise econômica e social que assola o país e, consequentemente, Santa Catarina. “Empreender no Brasil não é um sonho, é uma necessidade.Quando se fala em empreender, a grande mídia vende um projeto baseado em um plano de negócios que deixará o empreendedor rico. Mas não. Muitos dos empreendedores brasileiros empreendem pela simples necessidade de colocar comida na mesa”. E emendou: “Desenvolver a economia e a qualidade de vida da população sempre foi compromisso do PT”.

LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram por Santa Catarina

Décio Lima reafirmou ainda durante o debate as suas propostas para a educação no estado visando combater o aumento considerável e alarmante da evasão escolar. “Aliado aos 21 Institutos Estaduais de Educação em cada microrregião catarinense, fortaleceremos e atualizaremos a educação, fazendo com que os alunos tenham uma educação que caminhe junto aos avanços da tecnologia”, prometeu.

Para os trabalhadores, o futuro governo de Décio/Bia irá criar o Programa Valoriza SC, que fará o salário mínimo ultrapassar os R$ 2.000,00, como alternativa “para reaquecer a economia catarinense que segue há anos um modelo onde sobra arrecadação e falta comida no prato do catarinense.”

Décio também destacou a sua proposta de dar maior transparência aos atos do governo perante os olhos da população. “Eu vou colocar SC em um aplicativo para que todos os catarinenses vejam a transparência dos atos do Estado e tenham acesso aos serviços, para marcar as suas cirurgias, acompanhar a educação dos seus filhos, dentro deste processo da revolução tecnológica”.

Rogério: Educação será prioridade em meu governo

Em Sergipe, no último sábado (15), data comemorativa do Dia dos Professores, o candidato do PT ao governo estadual, Rogério Carvalho, que, além de médico também é professor, reafirmou compromissos com a categoria.

Durante assinatura da carta-compromisso assinada junto aos profissionais da educação do estado, representados pelo SINTESE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe) Rogério ressaltou que a categoria terá “amplo acesso ao debate” em sua futura gestão, além do seu compromisso prioritário com o cumprimento do piso do magistério.

“Tenho compromisso com uma educação que seja capaz de formar pessoas com capacidade crítica, com capacidade de pensar o mundo com liberdade, sem enquadramentos, sem preconceitos, sem nada que restrinja a possibilidade de termos pessoas na sociedade que ajudem no processo civilizatório”, disse.

LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram por Sergipe

Dentro das ações que são consideradas imprescindíveis em seu Plano de Governo, Rogério Carvalho reforça que, através da educação, a sociedade “vai alcançar uma verdadeira evolução e equidade de direitos”. E, para ele, isso também passa pela reestruturação das escolas, reorganização dos métodos de ensino-aprendizagem e valorização dos profissionais que atuam “incansavelmente pela educação”.

Rogério Carvalho considerou também como “urgentes e necessárias” todas as demandas apresentadas no documento, elaborado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese).

“Assinei a carta com muita convicção, com a certeza de que vamos mudar a realidade do ensino em Sergipe. Teremos uma gestão parceira, estabelecida num governo popular que tem compromisso com a valorização dos professores, porque também temos compromisso com a restituição da carreira do magistério”, pontuou.

Da Redação, com assessorias das campanhas

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast