Bahia: CUT cria base da Rede Solidária para apoiar vítimas das chuvas

Iniciativa é uma parceria com o Partido dos Trabalhadores, sindicatos, associações, militantes, dentre outros segmentos da sociedade civil organizada

GUTHIERRY ANDRADE /ARQUIVO PESSOAL

PT, sindicatos e sociedade civil organizam solidariedade ao povo baiano

A direção da CUT-BA junto com representantes dos sindicatos e movimentos sociais e populares da região Sul da Bahia, estarão na cidade de Itabuna, na próxima segunda-feira (10/01), na subsede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação (Sindialimentação) inaugurando a base da Rede Solidária da CUT-BA em apoio às vitimas das enchentes que já deixou mais de 93 mil pessoas desabrigadas.

O local funcionará pelos próximos 90 dias e prevê distribuição de cestas básicas, refeições, medicamentos, roupas, botijões de gás, água, assistência social, dentre outros serviços. A iniciativa é uma parceria com o Partido dos Trabalhadores (PT), sindicatos, associações, militantes, dentre outros segmentos da sociedade civil organizada.

As arrecadações recebidas até o momento serão direcionadas para a unidade do Sindialimentação/Itabuna. Outras localidades na região também serão contempladas por essa iniciativa.

Estamos diante de uma situação que nos exige exercitar o espirito da solidariedade. Por isso que a CUT-BA, junto com demais movimentos, está empenhada em somar esforços em prol das famílias que perderam tudo durante as enchentes, afirma Leninha, Presidente da CUT – BA

A ação da Rede Solidária da CUT-BA tem como objetivo atender os 154 municípios que estão com decreto de situação de emergência e para obter melhor êxito na campanha de arrecadação, os sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores, devem contribuir da melhor forma, mobilizando a classe trabalhadora, para que tenhamos grande chance em minimizar ao máximo o sofrimento das famílias que perderam seus pertences numa tragédia que se escuta relato ter acontecido algo parecido em 1954.

As chuvas continuam numa intensidade menor no estado, no entanto, ainda há registros de alagamentos decorrentes das chuvas que acontecem no estado de Minas Gerais e desaguam em rios baianos, afetando pela segunda vez a população que mora próximo às margens desses rios.

De acordo com os dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 62.731 pessoas encontram-se desalojadas e subiu para 26 o número de mortos decorrente das enchentes no estado.

Serviço:
Inauguração da base de apoio da CUT-BA – Rede Solidária

Local: Sindialimentação – Av. Cinqüentenário, 821, 1º andar, sala 103, Centro
Data: 10 e 11 de janeiro de 2022.
Horário: 8h às 17h
Doações: