Bancada do PT destaca importância de mensagem do Papa Francisco a Lula

Parlamentares do PT destacaram a importância histórica da carta que o Papa Francisco enviou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político desde abril de 2018

Ricardo Stuckert

Parlamentares do PT destacaram hoje (29) a importância histórica da carta que o Papa Francisco enviou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político desde abril de 2018. Em diversas postagens nas redes sociais, deputados e deputadas observaram que, nas entrelinhas, o Papa reconhece a injusta prisão de Lula, condenado sem nenhuma prova pelo ex-juiz Sérgio Moro, que abandonou a toga para virar ministro de um governo que ajudou a eleger.

O líder do PT, Paulo Pimenta (RS), frisou que o Papa “não esconde de ninguém sua preocupação com a situação que o Brasil vive e a admiração que tem por Lula”. “A carta do Papa Francisco é mais uma amostra do quão absurda é a prisão política do presidente Lula”, escreveu o líder no Twitter, lembrando que Moro, o procurador Deltan Dallagnol e “os demais operadores da #LavaJato serão apagados pelo pó da história. E Lula será lembrado como o melhor presidente do Brasil!”

Na avaliação do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), a mensagem do Papa é um “documento histórico que registra um fenômeno de época: o uso do Direito para fins políticos”. Ele destacou a solidariedade do chefe religioso com Lula: “(…) o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira, a Salvação vencerá a condenação”.

Injustiçados

O deputado Alencar Braga (PT-SP) destacou que o Papa Francisco “continua ao lado dos injustiçados e diz que Lula vencerá o mal”. O deputado Beto Faro (PT-PA) agradeceu ao Papa “pelas palavras ao nosso querido Lula! Lula Livre!”

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) disse que a carta do pontífice se insere num contexto em que o “mundo todo está de olho no Brasil, preocupado com os desmandos do governo Bolsonaro e com as injustiças que ameaçam os mais pobres, os mais vulneráveis socialmente e aqueles que lutam por esses grupos”.  Para o deputado, as palavras do Papa a Lula “representam o desejo de toda uma nação, de ver a verdade vencer a mentira. Feliz aqueles que têm fome e sede de justiça. Nós temos. Queremos justiça para Lula, queremos justiça para o Brasil. Queremos Lula Livre”.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) qualificou como “linda” a mensagem do Papa, e destacou o trecho em que afirma que “o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e salvação vencerá a condenação”.

O deputado Carlos Veras (PT-PE) também destacou o trecho em que o pontífice afirma que “no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a salvação vencerá a condenação”- e completou: “Seguimos na resistência com fé na luta”. Para o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), a carta é “mais um combustível na nossa luta por justiça e em defesa da liberdade do Lula”.

Esperança

Os deputados Enio Verri (PT-PR) e João Daniel (PT-SE) também citaram o trecho da carta em que o Papa afirma a Lula que graças ao “triunfo de Jesus sobre a morte”, os homens podem acreditar “que, no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a salvação vencerá a condenação”. E a deputada Erika Kokay (PT-DF) escreveu: “No final o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira.”

O deputado Frei Anastácio (PT-PB) afirmou ser “emocionante ler a carta do Papa enviada a Lula. Uma mensagem de força, esperança e fé para aliviar o sentimento de injustiça que Lula e todos nós temos sentido”. Enquanto a deputada Margarida Salomão (PT-MG) frisou que o Papa pediu a Lula para não “desanimar e continuar confiando em Deus” diante das “duras provas” vividas ultimamente.

O deputado Jorge Solla (PT-BA) destacou a frase em que o Papa manifesta “proximidade espiritual” a Lula e lhe encoraja “para não desanimar e continuar confiando em Deus”. E o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) qualificou a carta como comovente e sublinhou a fala de que no final “o bem vencerá o mal” e completou: “que o coração de nosso presidente esteja aquecido com a comovente mensagem”.

Prisão política

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) escreveu: “Papa Francisco envia carta a Lula e pede que o ex-presidente não desanime nem perca a fé em Deus. O pontífice diz que ora por Lula e pede que o ex-presidente ‘não deixe de rezar por mim’”, enquanto o deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou: “O bem vencerá o mal”.

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) considerou que a “carta é muito importante por mostrar que o mundo sabe que a prisão de Lula é política e conta com solidariedade internacional de peso”. Para ela, a carta do Papa Francisco demonstra “a força e a influência” que o presidente Lula tem mundialmente. “Não poderia ser diferente, pois foi o melhor presidente que o Brasil já teve. Nós seguimos na resistência, rumo à liberdade, Lula Livre!”.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) escreveu: “O Papa Francisco encaminha nova correspondência a Lula, manifestando solidariedade por suas recentes perdas, pedindo que não desanime e siga confiando em Deus. E o deputado Marcon (PT-RS) relembrou que o Papa afirma que “no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação”.

Justiça

A deputada Maria do Rosario (PT-RS) publicou no twitter: “Sábias palavras do Papa Francisco destinadas ao presidente Lula. “O bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a salvação vencerá a condenação”. Que se concretizem brevemente, para que a justiça seja feita. Lula Livre”, pediu.

Para o deputado Odair Cunha (PT-MG) a carta “é muito comovente”. Ele destacou a mensagem para Lula não desanimar. “Concordo com o Papa, “no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação”. Seguimos juntos na luta com fé!”

E o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) qualificou como “emocionante” a carta do Papa. “Nela o pontífice pede para que o presidente ore por ele, além de afirmar que a análise de Lula sobre o contexto sócio-político brasileiro será de grande utilidade. Sábias palavras!”. E o deputado Pedro Uczai (PT-SC) também destacou a frase do Papa de que o bem vencerá o mal e sua mensagem para que Lula não perca as esperanças.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) enfatizou que “Lula recebeu carta do Papa prestando solidariedade pelas recentes perdas de parentes. Francisco também pediu para que Lula não perca a esperança, lembrando a ressurreição de Cristo: “o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação”.

E na avaliação do deputado Waldenor Pereira (PT-BA), as palavras do papa “acalentam os nossos corações cristãos e fortificam a nossa fé na justiça divina e dos homens”. “Lula Livre”, defendeu.

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast