Bancada do PT exige que STF garanta o direito de Lula velar seu neto

Parlamentares prestam solidariedade ao ex-presidente e seus familiares neste momento de dor e tristeza

Arquivo da família

O ex-presidente Lula passa por mais um momento de dor e tristeza. O seu neto, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, faleceu nesta sexta-feira (1º), vítima de meningite meningocócica. Filho de Sandro Luiz Lula da Silva e Marlene Araújo Lula da Silva, Arthur foi diversas vezes à Curitiba levar alegria, amor e carinho ao ex-presidente que se encontra preso injustamente. Essa tragédia que atinge a família Lula da Silva abalou a Bancada do Partido dos Trabalhadores que utilizou suas redes sociais para se solidarizar com o ex-presidente e sua família.

Os parlamentares do PT também exigem do Supremo Tribunal Federal (STF) o cumprimento dos direitos mínimos estabelecidos na Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984). Segundo o artigo 120 da lei, os presos podem obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, em caso de morte de descendentes.

Veja o que disseram os parlamentares do PT:

Paulo Pimenta (RS) – “Toda minha solidariedade à família do pequeno Arthur, filho da Marlene e do Sandro, neto do presidente Lula. Que Deus lhes dê força para superar essa dor”.

Gleisi Hoffmann (PR) – “Presidente Lula perdeu seu neto hoje. Que tristeza. Arthur tinha 7 anos e foi vítima de uma meningite. Força presidente, estamos do teu lado, sinta nosso abraço e solidariedade. Faremos de tudo para que você possa vê-lo. Força a família, aos pais Sandro e Marlene. Dia muito triste”.

Reginaldo Lopes (MG) – “Toda força e solidariedade ao presidente Lula e a toda família. Perder um neto deve ser inconformável. A Justiça brasileira será mais uma vez testada. Não podem impedir um avô de velar o neto!”

Natália Bonavides (RN) – “Que dor! Toda solidariedade, presidente Lula, pela perda do seu neto Arthur. Que a canalhice que aconteceu quando você perdeu seu irmão não se repita, e você tenha respeitado o direito sagrado de enterrar seu netinho”.

Bohn Gass (RS) – Querido companheiro Lula, receba minha solidariedade nesse momento de dor profunda. Que a Justiça brasileira, dessa vez, não seja desumana, injusta e cruel e permita que Lula possa velar seu neto”.

João Daniel (SE) – “Desejamos muita força ao nosso companheiro neste momento tão doloroso e aos pais do pequeno Arthur, Sandro e Marlene. Esperamos que, desta vez, a Justiça permita que Lula possa se despedir do seu neto Arthur e levar um abraço de conforto aos seus familiares”.

Margarida Salomão (MG) – Estes dias de dor parecem não ter fim. Com extrema tristeza tomamos notícia do falecimento de Arthur, neto do presidente Lula de parte de seu filho Sandro. À família, nossos sentimentos de solidariedade e nossas orações para que Deus os conforte”.

Professora Rosa Neide (MT) – “Que tristeza. Hoje faleceu Arthur, neto do presidente Lula. Lula foi proibido de ir ao enterro do irmão e do amigo. Deixá-lo se despedir do neto pela última vez é uma questão de humanidade. Meus sinceros sentimentos!”.

Erika Kokay (DF) – “Toda minha solidariedade à família Lula da Silva que hoje se despede do pequeno Arthur, neto de 7 anos do presidente Lula. Esperamos que a Justiça tenha a humanidade de libertar Lula para viver o luto ao lado dos seus familiares”.

Assis Carvalho (PI) – “Lamento profundamente! Deus dê ao avô Lula, aos pais e demais familiares a força para superar esse tempo tão doloroso”.

Henrique Fontana (RS) – “Toda minha solidariedade ao presidente Lula, que acaba de perder o neto. Que as boas memórias sejam um alento para toda família nesse momento tão triste. Força, companheiros!”

Força Lula

Rui Falcão (SP) – “Dia muito triste para o ex-presidente Lula. Morre seu neto, Arthur, vítima de meningite. Nesse momento de muita dor, transmito o meu abraço afetuoso e profundo sentimento de pesar à toda família. Força, Lula!”

Rogério Correia (MG) – “Minha solidariedade ao presidente Lula – preso político de Bolsonaro e Moro – que perdeu recentemente esposa, irmão e agora neto. Que dívida nosso país tem com seu maior líder de todos os tempos!”

Enio Verri (PR) – “Sentimentos ao ex-presidente Lula, que acaba de perder seu neto de 7 anos. Que a família encontre conforto neste momento de tanta dor. Força,

Zeca Dirceu (PR) – “Que dia triste. Meu Deus, meus mais sinceros sentimentos a família, a Marlene e ao Sandro. Saiba que faremos tudo que pudermos para que Lula possa ir ao enterro de seu neto, que é seu direito”.

Valmir Assunção (BA) – “Manifesto o meu pesar pelo precoce falecimento do menino Arthur Araújo Lula da Silva, neto do nosso presidente Lula. Perder um neto ainda criança é de uma dor enorme. Aos pais da criança, Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Lula da Silva e toda a família, força e resiliência”.

Alexandre Padilha (SP) – “Notícia terrível. Mais uma perda irreparável para o presidente Lula e para aqueles que como eu, convivem com a família”.

Carlos Zarattini (SP) – “Solidariedade à Lula e a sua família pela morte de seu neto de apenas 7 anos. Muita tristeza”.

Vicentinho (SP) – “Que Deus conforte imensamente a família e acolha o Arthurzinho, 7 anos, em sua plena graça”.

Pedro Uczai (SC) – Que tristeza. Nosso abraço solidário à Lula e seus familiares. Que a Justiça assegure o direito previsto em lei para que Lula possa se despedir de seu ente familiar”.

Maria do Rosário (RS) – Ministro Toffoli, por humanidade. A prisão ilegal e sem provas de Lula o impediu de conviver com as pessoas que ele está perdendo para sempre. Não há reparação possível para o que já fizeram a ele e sua família. Libertem”.

Alencar Braga Santana (SP) – “Nossos sentimentos ao presidente Lula e familiares pela passagem de seu neto Artur de 7 anos. Que triste. Que a lei seja respeitada e o espírito humano prevaleça permitindo que o presidente Lula possa despedir de seu neto”.

Jorge Solla (BA) – O nosso presidente Lula e sua família precisam de muita força e de muita oração. É uma tragédia muito dolorosa perder uma criança, um neto, um filho, de forma tão inesperada. É avassalador. Que as pessoas tenham mais humanidade e empatia em mais essa triste perda do presidente.

Airton Faleiro (PA) – Mais um baque para Lula, sua família e todos nós! Hoje faleceu Arthur, neto do presidente. Estamos todos consternados”.

Helder Salomão (ES) – “Mais um duro golpe na vida do presidente Lula. O falecimento de Arthur, seu neto. Meus mais sinceros sentimentos aos familiares e que a justiça não repita da maldade de impedir Lula de se despedir de seu ente”.

Zé Carlos (MA) – “É com imenso pesar que presto minha solidariedade ao nosso ex-presidente Lula, pelo falecimento de seu neto, Arthur Lula da Silva. Esperamos que dessa vez não seja negado a Lula o direito de ver seu neto pela última vez”.

Célio Moura (TO) – Artur é neto do nosso Lula que está preso político em Curitiba. Quanta dor, meu presidente, como nos revolta as injustiças. Toda solidariedade e amor à família Lula”.

Chega de dor

Marcon (RS) – “Quanta tristeza pode uma pessoa suportar? Chega de dor. Queremos liberdade para Lula! Seus algozes outra vez serão testados: mais uma injustiça será cometida, ou nosso presidente poderá ele comparecer ao enterro do próprio neto?”

José Guimarães (CE) – “Minha dor e minha solidariedade ao presidente Lula e sua família.”

Waldenor Pereira (BA) – “Meus sentimentos ao presidente Lula e toda sua família pelo falecimento do pequeno Arthur. Que desta vez seja concedido a Lula o seu direito de velar e enterrar o seu neto. Basta de injustiça e dor!”

Leonardo Monteiro (MG) – “Grande tristeza pelo pequeno Arthur e toda a família do nosso querido presidente Lula! Nossa solidariedade nesse momento de tanta dor”.

Carlos Veras (PE) – “Nossos sentimentos ao presidente Lula, que acaba de perder seu neto, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos de idade. Sem palavras”.

Padre João (MG) – “Todo apoio ao nosso companheiro e sua família. Esperamos que a justiça seja feita e que liberem o nosso companheiro a tempo de se despedir do seu neto, Arthur Araújo Lula da Silva”.

Beto Faro (PA) – “Lula meus sentimentos. Que Deus conforte sua família nesse momento de dor. Muito triste!”.

Paulo Teixeira (SP) – “Meus sentimentos ao presidente Lula pelo falecimento do seu neto Arthur. Igualmente, meus sentimentos aos pais do Arthur, Marlene e Sandro. Esperamos que a justiça conceda o direito consolidado há séculos na humanidade, para que Lula possa enterrar seu neto”.

Zé Neto (BA) – “Profunda e dolorosa perda para o nosso presidente Lula o falecimento do seu neto Arthur. Que Deus ilumine o caminho de Arthur, que será mais uma estrela a brilhar na outra etapa da existência, e que conforte nosso companheiro e sua família!”

Por PT na Câmara