Bancada do PT quer garantir democracia na Câmara dos Deputados

Para petistas, o respeito à proporcionalidade na composição da mesa diretora permite democracia na Câmara, para que haja amplo debate e participação popular

Lula Marques/Agência PT

Carlos Zarattini (PT-SP), líder do PT na Câmara

A garantia de democracia na Câmara dos Deputados é o princípio fundamental que norteará a posição da bancada do PT no tocante à eleição da Mesa Diretora. Esta foi a decisão definida em reunião nesta terça-feira (17).

“Nós consideramos, em primeiro lugar, que precisamos ter democracia na Câmara e essa democracia passa pelo respeito à proporcionalidade, pelo respeito ao regimento interno. Portanto, o PT tem que estar na mesa de acordo com o número de deputados que tem, que é a segunda maior bancada e foi eleita pelo povo brasileiro para estar aí”, explicou o líder do PT na Câmara, o deputado Carlos Zarattini (SP).

O parlamentar ressaltou que levará esse posicionamento do PT para todos os candidatos e todos os partidos, para que assumam o compromisso de estabelecer a democracia na Câmara, de modo a permitir que a casa funcione respeitando suas regras e o regimento interno.

Para o líder, a garantia de democracia na Câmara é fundamental para que haja amplos debates sobre os projetos em tramitação, com participação popular e espaço para que a oposição possa se manifestar.

“Nós queremos ver a participação popular no parlamento, queremos ver as galerias abertas à participação do povo, porque os temas que estão sendo colocados para debate são temas que mexem com a vida de todo brasileiro”, afirmou.

O petista citou como exemplo as reformas da Previdência e trabalhista, que, segundo ele, o governo golpista de Michel Temer quer aprovar “a toque de caixa”.

E lembrou que essa democracia não foi garantida nas últimas duas presidências da casa, com o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Nós passamos os últimos dois anos em uma situação de exceção. Primeiro, com Eduardo Cunha, que foi um verdadeiro caos político e administrativo, e depois com o próprio Rodrigo Maia, que em muitos momentos não atendeu àquilo que nós nos posicionamos em termos de debate sobre os projetos que tramitavam nessa casa”.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também participou da reunião da bancada e corroborou com o colega de partido.

Falcão enfatizou que o parlamento é eleito proporcionalmente na sociedade e que, portanto, a mesa diretora, “que é quem dirige o parlamento”, também deve ter proporcionalidade.

“E que quem tem a segunda bancada da casa possa ter uma participação correspondente a esse peso social que nós do PT temos”, apontou.

Foto: Lula Marques/Agência PT

Segundo o presidente do PT, o partido tem dialogado permanentemente com os movimentos sociais. Ele ainda reforçou que os movimentos querem a possibilidade de barrar as medidas de retrocesso do governo golpista na Câmara.

“O importante é que haja democracia para que a gente possa se manifestar enquanto oposição e que haja um sentimento desses deputados de que o que está sendo feito a toque de caixa nesse País não corresponde ao que a população espera. Estão revogando direitos, estão fazendo medidas antidemocráticas e isso é ruim para o País”, afirmou Falcão.

Zarattini deixou claro que a reunião não definiu apoio da bancada a nenhum candidato e que isso será objeto de debate no encontro da Executiva e do Diretório do partido, que acontecerá nestas quinta (19) e sexta-feira (20), em São Paulo, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Não definimos e não nos posicionamos em relação aos candidatos que estão colocados aí. Nós estamos reafirmando o nosso posicionamento pelo respeito à democracia e à proporcionalidade na casa. Queremos colocar aos candidatos essa exigência de que haja democratização, respeito ao regimento e participação popular na casa”, declarou.

Coletiva do líder da bancada do PT, deputado Carlos Zarattini na Câmara sobre eleição da Mesa Diretora

Publicado por Carlos Zarattini em Terça, 17 de janeiro de 2017

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias