Bancários vão fazer protesto contra a independência do BC

Nesta quinta-feira (2), às 17h, bancários de todo País vão fazer um protesto contra a independência do Banco Central, proposta defendida pelos bancos privados e  pelos candidatos Marina Silva (PSB)…

Nesta quinta-feira (2), às 17h, bancários de todo País vão fazer um protesto contra a independência do Banco Central, proposta defendida pelos bancos privados e  pelos candidatos Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), em frente a todos os prédios do BC nas capitais brasileiras.

A Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) prevê mobilizações em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Belém. Filiada à CUT, a entidade espera contar também com a participação de movimentos populares.

De acordo com Sindicato dos Bancários de Brasília, “o objetivo é se posicionar contra a independência do órgão, para que o banco continue trabalhando em favor da sociedade brasileira e não a serviço da ganância do sistema financeiro”.

Com um Banco Central independente, a política econômica do país passa a ser definida pelo Banco, sem intervenção de governantes eleitos, podendo afetar diretamente as políticas sociais do governo.

O sindicato explica que, para cumprir seu papel, o Banco Central precisa estar “entrelaçado com o projeto de governo e priorize o interesse público acima dos privados”. Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, apostaram numa política econômica de distribuição de renda e valorização do salário mínimo. Com essa política, o Brasil reduziu a pobreza e aumentou o emprego, mantendo a economia dentro da meta de inflação.

“A pauta do nosso ato inclui a democratização do sistema financeiro, para que não tenhamos apenas três pessoas decidindo qual o tamanho das taxas de juros e para tentar fazer uma vacina que, de fato, não inviabilize o aumento ou a escalada da inflação”, explica Eduardo Araújo, presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast