Comitês de Luta promovem ações para regularizar título de eleitor

Campanha para a participação dos jovens nessa eleição se intensifica também nas redes sociais

PT Nacional

Na manhã da última quarta-feira (23), a cantora Anitta agitou as redes sociais tuitando sobre a importância da participação dos jovens nas próximas eleições. A artista usou sua enorme influência no mundo digital para chamar atenção das pessoas de 16 anos a tirarem seus títulos de eleitor. 

Anitta ainda brincou: “Então agora é isso hein… me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor”.

Ela também mandou o recado nos seus stories do Instagram, onde possui mais de 60 milhões de seguidores. Logo o assunto estava nos trends topics do Twitter e outros artistas também se manifestaram.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann compartilhou em seu Facebook um vídeo em que a cantora volta a falar do assunto. 

Comitês Populares

Embora ainda no início de sua criação, os Comitês Populares de Luta já vêm promovendo muitas ações em prol da democracia e da melhoria de vida dos brasileiros. Uma dessas ações são os mutirões nos quais os militantes voluntariamente montam postos em suas cidades ou vão às comunidades e assentamentos para orientar a população sobre a regularização do título de eleitor e outros documentos necessários para o exercício da cidadania.

No dia 12 de março, o Comitê Popular de Luta de São José do Rio Preto promoveu a ação “Título Na Mão Voto Na Eleição”. Os voluntários montaram postos em diversos bairros da cidade e orientaram a população como tirar o título pela primeira vez ou, para aqueles que ainda não estavam em dia, regularizar seus documentos. Também foram passadas instruções de como usar o aplicativo no dia da votação. 

No município de Sorriso (MT), foi realizada na tarde desta quinta-feira (24), no  Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga), onde vivem mais de 400 famílias, uma atividade que visou orientar a população local na regularização do título de eleitor. “Aqui no município muita gente ainda está com o título irregular, então, nós levamos o aplicativo e já baixamos no celular o título de eleitor das pessoas, para elas não precisarem nem levar o título no dia da votação”, contou a pedagoga Regina Célia Pereira Galvão, uma das coordenadoras da ação. 

A estratégia inicial, segundo Regina, é chegar primeiro em mulheres e jovens. Mostrando para as mulheres a importância de participarem e elegerem também outras mulheres, para que elas se sintam representadas. “Vamos ajudar as pessoas a transferir título, ensiná-las a usar o e-Título. E também explicar para a população a importância de votar de forma a garantir uma base de sustentação no Congresso para o avanço das nossas causas. A necessidade de escolher bem não só o presidente, mas também o senador, os deputados estaduais e federais, para conseguirmos mudar todos esses retrocessos que a gente vem vivendo no governo Bolsonaro. Mostrando que é só através do voto que eles vão conseguir ter esse retorno que precisam, de um governo com o olhar voltado para as dificuldades que eles estão passando agora”, completou. 

Mulheres do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga), no município de Sorriso (MT)

O município de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá, é reconhecido como a capital nacional do agronegócio. A população que está nos assentamentos, muitos vivendo em  barracos, tiveram suas vidas ainda mais atingidas com a eleição de Bolsonaro. “Desde que Bolsonaro entrou, essas pessoas não conseguem ter nenhum tipo de legalização dessas terras. Elas estão sofrendo pressão, já cortaram a água delas”, contou Regina. 

O foco principal do Comitê de Mato Grosso é a classe trabalhadora. A zona leste do  município é habitada por muitos retirantes nordestinos que chegam para trabalhar na colheita. Grande parte dessa população não chega com seus títulos regularizados. “Iniciamos esse trabalho de conversar e encaminhar para essas pessoas os meios para que elas possam regularizar esses títulos. Nós temos visto uma aceitação muito boa por parte do povo. Hoje mesmo no assentamento, tinha muita gente com o título não regularizado e quando eles descobrem que não precisam se deslocar até a cidade, ir ao cartório enfrentar fila e burocracia, mas conseguem regularizar pelo aplicativo, eles ficam muito mais tranquilos”, disse Igor Marangon, presidente do Diretório Municipal de Sorriso. 

Em São Paulo, os novos Comitês, que ainda estão em formação, também já começaram as ações pela regularização dos títulos de eleitor. Neste mês de março, inúmeras atividades aconteceram nos  bairros Jardim Jaqueline, na ocupação Jardim Branca Flor, em Itapecerica da Serra, na Cohab Raposo Tavares e na comunidade Morada do Sol, na Cohab Educandário. 

Atividade pela regularização do título de eleitor no Jardim Branca Flor, Itapecerica da Serra

Veja no vídeo abaixo como fazer o primeiro título de eleitor pela internet 

Consulte o site do TSE para mais informações.

Da Redação/Comitê Popular de Luta

PT Cast