Comitês Populares e PT solidário organizam arrecadação de itens de higiene para mulheres de baixa renda

Neste mês de março, as ações de solidariedade, que já fazem parte da agenda permanente do PT de enfrentamento à fome e à miséria, serão voltadas para as mulheres

Site do PT

PT Solidário e Comitês de Luta: Sábado é dia de ação nacional no enfrentamento à pobreza menstrual no Brasil

No próximo sábado (19), os Comitês Populares de Luta e o PT solidário promovem uma ação nacional para o enfrentamento à pobreza menstrual no Brasil.

Desde 2019, a deputada federal Marília Arraes (PT/PE) trava uma incansável batalha pela dignidade menstrual. Em agosto de 2021, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4968/2019 – de autoria da deputada, que prevê a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social. No entanto, em outubro do mesmo ano, Jair Bolsonaro vetou o PL. Em 10 de março de 2022, o Congresso Nacional derrubou os vetos à lei por 64 votos a 1 no Senado e 425 votos a 25 na Câmara dos Deputados.

A derrubada do veto foi um avanço importante na reparação a mais uma violência do governo de Jair Bolsonaro contra as mulheres. Mas ainda há muito que fazer para garantir o acesso de todas as mulheres brasileiras a produtos de higiene íntima. “Esse é o primeiro passo para que possamos efetivamente criar uma política nacional de superação da pobreza menstrual. A partir daí, poderemos atender a outros grupos de mulheres. Quando você não tem dinheiro nem mesmo para comprar comida, itens de higiene como absorventes se transformam em artigos de luxo. Imagine essa realidade no Brasil da pandemia, que tem 19 milhões de pessoas passando fome”, disse Marília Arraes.

Foi por isso que nesse mês de março das mulheres o Partido dos Trabalhadores, através de seus Comitês de Luta, Diretórios Municipais e Estaduais, organizou as ações de solidariedade com objetivo de arrecadar absorventes e itens de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A ideia é que todos os pontos de coleta que já recebem doações do PT Solidário também recebam as doações de absorventes e itens de higiene e que o Comitê de Luta disponibilize  um ponto de coleta para o recolhimento das doações.

O dia nacional de distribuição será no sábado, 19 de março. Durante a ação, os membros dos Comitês e Diretórios irão dialogar sobre o que é a pobreza menstrual, quem são as mulheres em situação de vulnerabilidade e porque devemos lutar por dignidade menstrual.

Se você quer saber como promover a ação em sua cidade, clique aqui para mais informações.

Da Redação/Comitê Popular de Luta

PT Cast