Em Pauta Conjuntura: Resistência nas ocupações das escolas em São Paulo.

Assembleia realizada no domingo (29) na escola Caetano de Campos, no centro de São Paulo, com representantes de escolas ocupadas contra a reorganização do ensino da pretendida pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB) definiu intensificar o movimento até que a secretaria de Educação abra um canal de diálogo com a comunidade escolar sobre o projeto e seus impactos.

Assembleia realizada no domingo (29) na escola Caetano de Campos, no centro de São Paulo, com representantes de escolas ocupadas contra a reorganização do ensino da pretendida pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB) definiu intensificar o movimento até que a secretaria de Educação abra um canal de diálogo com a comunidade escolar sobre o projeto e seus impactos. O evento reuniu estudantes de cerca de 40 ocupações de escolas da capital e de outras cidades do estado. Além da continuidade da mobilização, os estudantes tiraram um manifesto que unifica a pauta da luta e que já passou a circular entre estudantes secundaristas de todo o estado, via redes sociais.

Os estudantes que participam das ocupações de escolas em São Paulo também vão pleitear o abono de dias letivos em razão das aulas recebidas por professores voluntários.

Paralelamente ao movimento dos estudantes, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) vai entrar na Justiça nos próximos dias contra decisão do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) de cortar o bônus dos professores de escolas que estão ocupadas e cujos alunos não fizeram as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp), aplicadas entre terça e quarta-feira (24 e 25).

Para dar apoio aos alunos que participam das ocupações, duas mil pessoas já se cadastraram em um sistema criado pela ONG “Minha Sampa”. Os voluntários recrutados pela ONG são chamados de guardiões e, após se cadastrarem, passam a receber mensagens de texto pelo celular com o avisos de casos de “desocupação forçada”, abuso de poder por parte de policias ou a própria reintegração de posse, não autorizada pela Justiça. A missão deles é acompanhar a ação, proteger as escolas e estudantes, além de filmar os atos.

Apesar da resistência das ocupações e dos apoios recebidos, a Secretaria da Educação de São Paulo está preparando uma guerra contra as escolas ocupadas. Em reunião com dirigentes, Fernando Padula Novaes, chefe de gabinete do secretário de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, anunciou o decreto da “reorganização” e lançou estratégia para “isolar” e “desmoralizar” as escolas em luta, com apoio da PM.

Confira outros destaques:

1. Em Paris, Dilma se reuniu com líderes da Noruega e do Equador
A presidenta Dilma Rousseff se reuniu no domingo (29), em Paris, na França, com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, e com o presidente do Equador, Rafael Correa. Dilma esteve na capital francesa para participar do Evento de Líderes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-21), que começou na segunda-feira (30). No final da tarde, a presidenta se encontrou separadamente com os líderes equatoriano e norueguesa. Leia mais aqui.

2. Dilma apresenta metas ‘audaciosas’ na Conferência do Clima em Paris
De acordo com o ministro de Assuntos Exteriores e do Desenvolvimento Internacional da França, Laurent Fabius, o Brasil tem um papel preponderante na Conferência do Clima em Paris. Em entrevista ao “Blog do Planalto”, Fabius disse que a confiança no Brasil se baseia na meta da Contribuição Nacionalmente Determinada Pretendida, anunciada pelo governo brasileiro na última reunião da ONU, em setembro passado. Na ocasião, o País apresentou “propostas audaciosas” ao se comprometer em reduzir em 37% as emissões de gases causadores do efeito estufa até 2025 e em 43% até 2030. A presidenta Dilma anunciou também o compromisso de zerar o desmatamento ilegal e reflorestar 12 milhões de hectares até 2030 em um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Leia mais aqui.

3. Luiz Couto acusa jornal O Globo de esconder ligação entre banqueiro preso e Aécio Neves
O deputado Luiz Couto (PT) criticou o jornal O Globo pela tentativa de usar a prisão do banqueiro André Esteves, dono do banco BGT Pactual, para atingir a imagem do Partido dos Trabalhadores. Citando a manchete do site de notícias 247, com o título ‘Globo transforma eleitor de Aécio em amigo do PT’, o parlamentar lamentou o fato de o jornal carioca ter “esquecido” as íntimas ligações entre o banqueiro preso e o ex-candidato derrotado à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB-MG). Leia mais aqui.

4. Manipulação explícita: em chamada de capa sobre Delcídio, Folha traz foto de Lula
Em uma nova tentativa de ataque ao ex-presidente Lula, a manchete de capa da Folha de S.Paulo da edição de sexta-feira (27) é sobre uma fala do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). No entanto, a foto que “ilustra” a chamada é uma grande imagem de Lula. Uma confirmação, dia após dia, que a mídia oligopolizada desce ladeira abaixo e joga no lixo a reputação que já teve algum dia; que abandonou de vez seguir seu próprio Manual. Leia mais aqui.

5. Ministério da Saúde confirma relação entre vírus Zika e microcefalia
O Ministério da Saúde confirmou que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia na Região Nordeste do País. Segundo nota divulgada, exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras má formações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos. O resultado enviado pelo Instituto Evandro Chagas revelou, segundo o ministério, “uma situação inédita na pesquisa científica mundial”. O governo assegurou que vai dar continuidade às investigações para descobrir quais as formas de transmissão, como o vírus atua no organismo e qual período de maior vulnerabilidade para a gestante. Leia mais aqui.

6. Russomano é condenado a dois anos de prisão por peculato
O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Celso Russomano (PRB), foi condenado a dois anos e dois meses de prisão pelo crime de peculato, ou seja, apropriação de bem público. Russomano foi denunciado por ter nomeado como funcionária de seu gabinete, entre 1997 e 2001, a gerente de sua produtora de vídeo “Night and Day Promoções”. Entretanto, a Justiça Federal converteu a sentença em penas alternativas. Leia mais aqui.

7. Brasil mantém-se entre os 10 países que mais atraem investimento estrangeiro
O Brasil encerrará 2015 com cerca de US$ 65 bilhões provenientes do mercado estrangeiro na economia, mantendo-se no grupo dos 10 países que mais recebem investimentos produtivos. É o que mostram as projeções feitas pelo Banco Central e isso graças ao tamanho e potencial do mercado interno do País. A lista das economias mais atraentes ao investimento é feita pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), que inclui no grupo China, Estados Unidos, Reino Unido, Cingapura, Rússia, Canadá, Austrália e também da cidade Estado de Hong Kong. Leia mais aqui.

8. Justiça devolve dinheiro bloqueado de empresas do trensalão tucano
A Justiça de São Paulo deu mais um passo rumo a um final impune para os envolvidos no escândalo do “Trensalão Tucano”. Nessa semana, o Tribunal Regional Federal do estado autorizou a devolução dos valores bloqueados das sete empresas suspeitas de formar o cartel de trens e do Metrô no governo paulista. O bloqueio de R$ 614 milhões das empresas suspeitas havia sido determinado em dezembro de 2014. Elas são suspeitas de realizarem acordos ilegais para dividir contratos com o Metrô e a CPTM, durante os governos de Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB, entre 1998 e 2008. Leia mais aqui.

Clique aqui e confira outros conteúdos do Em Pauta Conjuntura! Acesse aqui as orientações e o roteiro para a realização dos debates!

PT Cast