Maior partido da Itália diz que Lula é alvo de perseguição

Fundador do M5S, Beppe Grillo afirmou que Brasil sofreu um golpe de Estado e que condenação de Moro teve a intenção clara de tirá-lo das eleições

Arquivo pessoal

Beppe Grillo, fundador do M5S, maior partido da Itália

O fundador do Movimento 5 Estrelas (M5S), Beppe Grillo, afirmou na terça-feira (10) que ex-presidente Lula é alvo de “perseguição” e denunciou um “golpe de Estado” no Brasil. Um dia antes,  o Partido Democrático Italiano (PDI), de centro-esquerda, também havia se pronunciado em favor do petista mantido como preso político em Curitiba desde o dia 7 de abril.

Grillo, que tem carreira consolidada também como comediante, segue como uma dos porta-vozes do partido mais popular da Itália, embora já não tenha mais participado da rotina da legenda.

“Um só grito está emanando das ruas das cidades brasileiras. Um grito potente, libertador, que pede justiça, que acompanha os cantos, as lágrimas, as vozes em uníssono, de um povo que repete ininterruptamente: ‘Lula presidente, guerreiro do povo’. Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, símbolo de esperança, coragem e honestidade, preso por não ter cometido nenhum crime”, diz Grillo em um texto publicado em seu blog.

A publicação, cujo título “Lula vale a luta” aparece em português, corrobora o discurso propagado por lideranças do mudo inteiro que o juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente para impedir sua participação nas eleições de 2018.

“Lula representa essa enorme parcela da população pobre que não tem voz, direitos e visibilidade, em conflito perene com os poderes fortes”, acrescenta.

O golpista Michel Temer também não escapou da análise de Grillo, que o acusa de “privatizar tudo o que fosse possível”, incluindo o pré-sal, “um verdadeiro tesouro para o Brasil”.

“Lula vale a luta, como demonstração de solidariedade a este grandíssimo homem, do olhar bom, de mãos fortes de metalúrgico e com um coração que sempre bateu pelos mais vulneráveis; fortemente amado por seu povo e, por isso, bloqueado pelos lobbies do poder, vítima de uma perseguição política à luz do dia. Que diferença há entre o que ocorreu e um golpe de Estado?”, conclui Grillo.

SOLIDARIETA' PER #LULAdi Beppe Grillo – Un solo grido si sta sprigionando per le strade delle città del Brasile. Un…

Publicado por Beppe Grillo em Terça-feira, 10 de abril de 2018

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast