PT REPUDIA HOSTILIDADE DE TRUMP CONTRA CUBA

Confira nota oficial assinada pela presidenta nacional, senadora Gleisi Hoffmann, e a secretária de Relações Internacionais, Monica Valente

Site do PT

Nota oficial do Diretório Nacional do PT sobre os 100 dias do Governo Lula. Imagem: Site do PT

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que cancelará o acordo de aproximação com Cuba assinado por seu antecessor, o ex-Presidente Barack Obama.

O anúncio foi feito durante uma visita ao Estado da Flórida, com o intuito de agradar aos setores da direita da comunidade cubana que vive ali e com o uso de uma retórica caluniosa e de “guerra fria”, o que repudiamos veementemente.

O Partido dos Trabalhadores expressa sua defesa irrestrita à soberania de Cuba e à não-ingerência dos EUA em assuntos internos do país. A “guerra fria” não deve mais ser usada como princípio para a relações internacionais, devemos deixar o passado e lutar para construir uma América Latina e Caribe livres de conflitos.

O caminho para transformar nossa região na Zona de Paz proclamada pela CELAC em janeiro de 2014 passa pela normalização das relações dos EUA com Cuba, assim como pela autodeterminação dos povos latino-americanos e caribenhos.

Senadora Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT